Aglomerados Globulares II – Jovens e Velhos

Para demonstrar a ligação entre colisões de galáxias e formação estelar é necessário identificar duas populações de aglomerados em galáxias elípticas velhas. Se houvesse fusão de duas galáxias espirais deveriam conter aglomerados velhos (das duas galáxias) e jovens (criados na formação da nova galáxaia).

O grupo de investigadores sugeriu também a identificação desses algomerados através de cores para os distinguir. Os grupos mais novos apresentam maior quantidade de elementos pesados, a partir de explosões de estrelas antigas. Por outro lado, os grupos estelares mais antigos apresentam menos elementos pesados. Quanto maior fracção de elementos pesados mais vermelha será a estrela. Esta cor deve-se ao equilíbrio da estrela a uma temperatura mais baixa, devido à maior eficiência do gás na absorção da radiação.

Os resultados de Brad Whitmore, Arunav Kundu, Soren Larsen e Jean Brodie mostram evidências da existência de duas populações, uma azul e outra vermelha, o que confirma uma ligação entre a fusão de galáxias e a formação de aglomerados.

Nos starbursts o gás está sob grandes pressões, que comprimem o gás até densidades que permitem a formação de estrelas.

 

Adaptado de Scientific American

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.