O mergulho fatal de um cometa
Um cometa descoberto recentemente num mergulho fatal em direcção ao Sol. Animação composta por 36 imagens captadas a 10 e 11 de Maio de 2011 pelo coronógrafo LASCO, um dos 11 instrumentos científicos que se encontram a bordo da SOHO.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA/animação de Sérgio Paulino.
O SOHO observou esta madrugada mais um membro da família de cometas Kreutz num mergulho vertiginoso em direcção ao Sol. O objecto foi descoberto recentemente pelo astrónomo amador Sergey Shurpakov em imagens captadas pelo coronógrafo LASCO, e não deverá sobreviver a esta passagem rasante pela escaldante atmosfera solar.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
9 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Sérgio, estava a me referir ao ponto que acompanha do lado direito o cometa. Eu que errei em dizer que estava logo abaixo, já que estava a direita. : )
Author
OK, Rubens.
Então tinhas razão. É mesmo esse. 😀
Author
@Rubens
Não, Rubens. É um ponto que acompanha o cometa mesmo ao seu lado direito.
Por baixo apenas vejo uma estrela. Será este o ponto a que te referes?
@Nuno Almeida
Os pontinhos que vês aparecer aleatoriamente na animação são artefactos produzidos pelo impacto de partículas do vento solar e de raios cósmicos (vê este post: http://www.astropt.org/2011/05/08/artefactos-nas-imagens-da-cassini/).
Existem alguns pontos que se deslocam da esquerda para a direita. Estes são estrelas.
O segundo cometa é muito pequeno e executa um movimento semelhante ao primeiro (de baixo para cima), mesmo ao seu lado direito. Consegues ver?
Os pontinhos que me estava a referir eram aqueles que iam da esquerda para a direita.:)
Eu tentei procurar algo em que se conseguisse ver a cauda, mas afinal o pequeno cometa quase paralelo ao “principal” não parece ter essa característica e se a tem é muito pequena.
Obrigado pela explicação. 😛
Vejo tantos “pontinhos” a moverem-se na imagem que é difícl perceber.
Pode dar alguma pista? 😛
Seria o ponto que está se movendo logo abaixo do cometa que mergulha no Sol? Parece até que é uma “sombra” do 1º cometa.
O mais estranho é que parece me a mim que desaparece 1 s antes do cometa entrar em colisao com o sol
Author
Olá, Sara
O segundo objecto poderá não ter desaparecido nesse instante. O mais provável é que o seu brilho tenha sido ofuscado pelo intenso brilho da coroa solar.
Author
Depois de ter publicado este post, reparei que há um segundo cometa nas imagens. Conseguem encontrá-lo?