Após o seu fantástico lançamento às 1529:04UTC do dia 8 de Julho de 2011, o vaivém espacial OV-104 Atlantis atingiu a estação espacial internacional do dia 10 de Julho.
Cerca de um milhão de pessoas assistiram ao lançamento do Atlantis a partir das praias da Florida nas proximidades do Centro Espacial Kennedy, em Merritt Island, num dia que certamente ficou na história da aventura espacial.
Esta é a segunda vez que os Estados Unidos ficam sem um meio independente para o transporte de astronautas para a órbita terrestre.
A última tripulação de um vaivém espacial iniciou o seu primeiro dia totalmente no espaço com um coro de felicidades enviadas pelas milhares de pessoas que ajudaram no lançamento desta missão. “Bom dia, Atlantis!”, disseram os funcionários da NASA numa mensagem gravada antes do lançamento. “O Centro Espacial Marshall espera que a viagem até à órbita terrestre tenha sido do vosso agrado. Desejamos uma missão bem sucedida e um regresso a casa em segurança.”
O Centro Espacial Marshall, Alabama, é o responsável pelo sistema de propulsão do vaivém espacial – os três motores principais, os dois propulsores laterais de combustível sólido e o tanque exterior de combustível líquido.
A mensagem foi precedida pelo primeira despertar da missão com a música “Viva la Vida” dos Coldplay, que foi tocada para o Piloto Douglas Hurley. O despertar teve lugar às 0659UTC.
Com este encorajamento, a tripulação do vaivém espacial (Comandante Chris Fergusson, Piloto Doug Hurley, e os Especialistas de Missão Sandra Magnus e rex Walheim), iniciaram as suas actividades do Dia de Voo n.º 2. Os objectivos deste dia foram a verificação do estado do sistema de protecção térmica do Atlantis para se verificar que o vaivém não sofreu qualquer dano durante o lançamento.
Fergusson, Hurley e Magnus passaram a maior parte do dia no processo de inspecção, obtendo dados electrónicos e visuais relacionados com as telhas de carbono reforçado nos bordos das asas e no nariz do vaivém espacial. Estes dados serão analisados por especialistas no solo que irão determinar o seu estado. Porém, não foram encontrados quaisquer sinais de danos no veículo.
Enquanto decorria a inspecção, o quarto membro da tripulação, Rex Walheim, passou a maior parte da sua tarde no convés médio do Atlantis, preparando os itens que serão transferidos para a ISS.
Após as inspecções os quatro membros da tripulação prepararam-se para o encontro e acoplagem com a ISS. Hurley e Walheim verificaram as ferramentas de acoplagem enquanto que Fergusson e Magnus instalaram a câmara de observação central e procederam à colocação em posição do anel de acoplagem.
O terceiro dia no espaço foi iniciado às 0629UTC ao som da música “Mr. Blue Sky” pelos Electric Light Orchestra, e tocada para o Comandante Chris Fergusson.
Este dia ficou marcada pelo encontro e acoplagem com a ISS. Todo o procedimento decorreu como previsto com o Atlantis a executar uma pirueta antes da aproximação final para que três membros da Expedição 28 (Mike Fossum, Satoshi Furukawa e Sergei Volkov) pudessem registar em vídeo e fotograficamente o estado do escudo de protecção térmica do vaivém espacial.
A última acoplagem de um vaivém espacial com a ISS teve lugar às 1507UTC do dia 10 de Julho. Após uma pausa para se permitir a dissipação dos movimentos relativos entre os dois veículos e para se proceder à verificação da não existência de fugas, as escotilhas foram abertas às 1647UT, com os quatro tripulantes a entrarem finalmente na estação espacial.
Logo após as saudações iniciais, procedeu-se a uma pequena palestra de segurança e logo a seguir iniciaram-se os trabalhos. Fergusson e Hurley utilizaram o Canadarm para agarrar na sua extensão OBSS a partir do Canadarm2 que era operado por Garan e Furukawa. O Canadarm2 havia já retirado o OBSS da sua posição de armazenamento no porão de carga do vaivém. A entrega serviu para preparar a utilização do OBSS caso seja necessária uma inspecção extra do escudo de protecção térmica do vaivém espacial.
Imagem: NASA
1 comentário
Triste :/