Todos os leitores já tiveram certamente a oportunidade de assistir ao pôr-do-sol, e embora seja sempre um momento de grande beleza e tranquilidade, provavelmente não será mais bonito que assistir ao pôr-da-lua, algo que também ocorre com frequência mas que poucas pessoas assistem, pois nem sempre acontece numa hora favorável o que nem sempre ajuda. Esta imagem é exactamente um registo do rasto da lua crescente caindo sobre o grande Oceano Atlântico, mas na imagem além de outras estrelas conhecidas, encontra-se um pouco acima da lua o rasto do planeta Satunro. São visiveis diversas estrelas como Spica, Porrima, Denebola, Vindemiatrix, Alula Australis e Borealis. A imagem foi obtida ontem à noite na Fonte-de-Telha.
Em baixo, podemos ainda ver a legenda identificativa de cada estrela visível nas imagens.
Este cenário repete-se hoje à noite, com a Lua um pouco mais cheia e a deitar-se por volta das 23h. Para quem tiver curiosidade e oportunidade, basta sair à noite e aproveitar para dar um passeio e assistir a espectáculo de rara beleza.
Estas e outras imagens com todos os detalhes técnicos, aqui: http://astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm#121
Mais imagens em: http://miguelclaro.com
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Obrigado Cláudia!
Tal como o Carlos já mencionou 🙂 olhar para as estrelas só faz bem…não há verrugas nem nada que se pareça, só uma grande satisfação em contemplar o infinito 🙂
Não 🙂
Senão eu e muitos outros estávamos cheios de verrugas 🙂
Tu e o Ipad da minha irmã 😀 (q tem uma aplicação para se identificarem as estrelas no céu, o sky qq coisa). 😀
Parabéns por estas imagens magnificas.
o problema é que nem todos vivemos em lugares com pouca luz para poder apreciar o espectáculo nocturno 🙁
ainda faço uma loucura e vou até ao Alentejo, que tem o céu mais brilhante que conheço.
mas o que queria ver respondido é: apontar o dedo às estrelas para as contar ou identificar as constelações sob o ar embasbacado dos amigos faz verrugas?
Obrigada.