Roam-se de inveja!

Perdoem-me o titulo deste post, mas… a alegria foi tanta em ver o interior da Apollo 10 que nao poderia por as coisas noutros termos! : )

Durante a passada sexta-feira, o Museu da Ciencia de Londres exibiu o interior do posto de comando! Coincidência ou não, estava por lá e ouvi na rádio logo pela manhã! E la fui eu!

Depois de 1h30 na fila, la chegou a vez de ver e estar a 5cms da capsula! Por motivos de segurança e conservação não era permitido tocar, mas podiamos tirar fotos e espreitar para o interior! E aqui as deixo!

Segundo os funcionários do Museu, é a única nave espacial americana fora de solo americano. Um momento único!!!!

5 comentários

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  1. ena. já lá estive (aliás um museu magnífico), mas a cápsula estava fechada. azar azar

    • Dinis Ribeiro on 23/08/2011 at 21:28
    • Responder

    Obrigado pela informação, pois não fazia ideia que existissse uma cápsula em Londres.

    Quando estamos muito perto de hardware que voou no espaço, há realmente uma emoção verdadeiramente especial… quando me sentei em 1983 num dos assentos ejectáveis usados na primeira missão do Space Shuttle nas instalações da NASA, no JSC perto de Houston, senti uma sensação de arrepio que foi quase parecida (mas menos intensa) do senti quando me sentei num planador em 1978 para o meu primeiro voo solo http://en.wikipedia.org/wiki/First_solo_flight .

    Já agora, por associação de ideias, gostava de saber se alguém visitou alguma vez uma (pequena?) estátua http://en.wikipedia.org/wiki/File:Woking_tripod.JPG que está em Woking?

    In the present day, a 7 metre (23 feet) high sculpture of a tripod fighting machine, entitled ‘The Martian’, based on the description in “The War of the Worlds”, stands in Crown Passage, close to the local railway station, in Woking designed and constructed by artist, Michael Condron http://en.wikipedia.org/wiki/Woking / http://en.wikipedia.org/wiki/The_War_of_the_Worlds

    Não gosto muito dessa estátua em Woking… Se encontrasse artistas disponíveis e financiamento, até pensaria em ajudar a construir uma estátua muito mais parecida com outros desenhos que são as minhas “ilustrações favoritas” para essa história: http://gotomars.free.fr/epjacobs.html

    Por falar em Museus:

    Na página 31 do livro de banda desenhada “A Armadilha Diabólica” desenhado em 1960 http://intergalacticrobot.blogspot.com/2008/08/armadilha-diablica.html a personagem Mortimer encontra um museu com uma parede que tem uma reprodução da guernica http://pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_(quadro) (como se as guerras já fossem uma coisa do passado) e também tem uma cápsula espacial em exposição.

    Falo do quadradinho que está no canto superior direito…

    Depois ele vê um mapa muito curioso, com uns “ETA UNI DEUROP É DE MÉDITERANÉ” com uma fronteira com os “ETA UNI DAFRIK” onde o mediterrâneo já desapareceu e mais tarde ele vê uma inscrição (meio apagada) PIONIÉ DE LESPAS – LASTRONOTIKE FRANSES 2015 – 2050

    Tendo em conta estes resultados:
    The results of the public consultations on the European Space Policy
    http://www.spacedaily.com/reports/The_results_of_the_public_consultations_on_the_European_Space_Policy_999.html
    Every fifth wished unmanned remote exploration above all and less than one in ten wanted to concentrate on manned exploration.

    Será que algum dia (algures no futuro) haverá uma cápsula fabricada na europa num museu semelhante?

    Há muitas maquetes á venda (merchandising) duma máquina do tempo desenhada na “Armadilha Diabólica”. Será quem alguém, algures, já construiu uma réplica em escala 1:1 desta obra de arte “de ficção científica?

    Aparentemente já existe algo, mas muito incompleto, que serviu para criar um novo destino turístico:
    http://aphorisme-billevesees.blogspot.com/2010/01/la-roche-guyon-la-boucle-est-bouclee.html

    Le château de La Roche-Guyon et le village servent de toile de fond à l’aventure du héros de BD le professeur Philip Blake, de Blake et Mortimer, intitulée Le Piège diabolique.

    Celle-ci fait également l’objet d’une scénographie dans les locaux du château, également présentée sur son site web.

    Les faits sur lesquels l’histoire s’appuie sont présentés de manière à paraître authentiques, mais sont apocryphes et nés de l’imagination de l’auteur, Edgar P. Jacobs.

    Ver: http://fr.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A2teau_de_La_Roche-Guyon

    Link em francês sobre o album: http://fr.wikipedia.org/wiki/Le_Pi%C3%A8ge_diabolique

    Montes de imagens do “Cronoscafo” neste link:
    http://www.google.com/search?q=Chronoscaphe&hl=pt-PT&rls=com.microsoft:pt&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=-vlTTu_gHsXX8gP-gdnIBQ&ved=0CCQQsAQ&biw=1440&bih=733

    Procuro este livro: http://www.fnac.pt/A-Armadilha-Diabolica-E-P-Jacobs/a358116

    Será bom em DVD? O que é que tem? Digitalizaram as páginas do álbum de BD?
    http://www.wook.pt/ficha/blake-mortimer-a-armadilha-diabolica-dvd-video-/a/id/222473

    Voltando ao tema: http://en.wikipedia.org/wiki/Apollo_10

    Embora essa cápsula Apollo seja uma “peça única”, até pelo valor histórico, e a problemática que sugiro a seguir não se aplique totalmente, mesmo assim, coloco uma pequena pergunta:

    Onde acaba a superstição e começa a arte?

    Technological Superstition

    Superstition is alive and well in the high tech world. It is visible most prominently in our technological artifacts, some of which we treat like medieval relics.

    The genius of modern mass production was the machine’s ability to make cheap identical copies of any invention — unlike the uneven creations of mortal craftsmen.

    We figure out how to make a hunk of steel and then our factories made millions of hunks of it. We first make a typewriter prototype and then our factories made thousands, even millions, of identical clones of that typewriter.

    Yet, if a famous writer used one of these identical typewriters, than that particular typewriter is endowed with an unspecified specialness.

    For instance Hemingway’s personal typewriters (he had more than one) are treated like relics.

    They are roped off, no touching them, they’ve become the object of pilgrimages, fetching more than $100,000.

    Yet, the venerated typewriter itself is indistinguishable from other units made on that assembly line.

    The only evidence that the venerated one is Hemingway’s is external — you need to trust someone’s word that this particular ONE is it.

    Its specialness originates in the same way as an ancient relic — because someone says so.

    O texto é mais longo e também aborda outros exemplos mais polémicos…

    Fonte: http://www.kk.org/thetechnium/archives/2011/06/technological_s.php

    Para quem quiser aprofundar:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Relic / http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%ADquia

    Notem como é curioso ver as (pequenas?) semelhanças (dum ponto de vista antropológico) entre as proibição de vender objectos da NASA, como no caso abordado anteriormente no Astro PT neste link “NASA processa astronauta” ( http://www.astropt.org/2011/07/13/nasa-processa-astronauta/ ) e esta situação / classificação que está no link em Português na Wikipedia sobre as relíquias:

    Classificação de relíquias

    A Igreja Católica definiu a seguinte classificação de relíquias:

    – Primeira Classe, parte do corpo de um santo (ossos, unhas, cabelo, etc.)

    – Segunda Classe, objectos pessoais de um santo (roupa, um cajado, os pregos da cruz, etc.)

    – Terceira Classe, inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo, ou, no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.

    É proibido, sob pena de excomunhão, vender, trocar ou exibir para fins lucrativos relíquias de primeira e segunda classe.

    As relíquias sao guardadas geralmente por pessoas da familia no caso de ser um objeto.

    Por outro lado, no caso dos cantores que são estrêlas de rock, tenho ouvido rumores presistentes que nos hotéis onde eles ficam, os lençois em que dormiram são vendidos como se fossem relíquias…

    Penso que os fenómenos de pseudo-ciência estão parcialmente ligados ao fenómeno que se descreve habitualmente como “fama” ou “celebridades” e isso “tem pano para mangas”… Ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Celebrity / http://pt.wikipedia.org/wiki/Celebridade

    E para quem gosta de antropologia:

    Celebração é a parte cultural imaterial que distingue a forma ou método de elaboração de determinada cerimônia, sendo essa de objeto e fundo no religioso, no político, no foco da educação, no militar, no familiar no científico ou outro foco de interesse cultural científico que tenha necessidade de representação didática e pedagógica, para se tornar compreensivo.

    Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Celebra%C3%A7%C3%A3o

  2. Arthur…. tenho boas e más noticias!
    As boas noticias é que tirei imensas fotos. As más é que muito poucas ficaram focadas lolll

    As que estão aqui no Blog são as que estão melhorzinhas… 🙁 As restantes que se safam, estão comigo e/ ou a minha Tia na foto. 😛

  3. HAHAHAHA!!!

    Tá bom, Vera, eu perdôo o título do artigo… mas só se me enviares uma cópia de maior tamanho da foto do interior da Apolo 10, para eu usar como pano de fundo na tela do meu notebook! Pode ser? 🙂

    Falo sério: mMeu e-mail é este mesmo com o qual me identifiquei. 😉

    Abração!

  4. hehe, mais que justo o título. 😀

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