Já escrevi sobre o asteróide Apophis, neste post.
Apophis é um asteróide famoso.
O Apophis tem 350 metros de diâmetro. Note-se que o asteróide que extinguiu os dinossauros tinha cerca de 10 kms. Ou seja, o Apophis não nos extingue. Se bater, causará dezenas de milhões de mortos, mas não acaba com a Humanidade.
Numa sexta-feira 13, o Apophis vai passar bem perto da Terra. A 13 de Abril de 2029, irá passar abaixo dos satélites de comunicações. Por mais que os conspiradores se lembrem de inventar mentiras, a verdade é que não irá bater cá; falha por pouco, mas falha.
Existe alguma probabilidade de bater na Terra quando passar por cá 7 anos depois, a 13 de Abril de 2036. A probabilidade de bater na Terra em 2036 é de 1 em 250.000. Não há certezas sobre um potencial impacto do Apophis, devido a não se saber com precisão quanto a sua órbita irá ser afectada na passagem pela Terra em 2029. É ainda bastante difícil prever com absoluta certeza ao milímetro a trajectória de um asteróide após ele passar perto de um objecto que lhe irá modificar a órbita. No entanto, repito que pelas informações que temos hoje, então o mais provável é não bater em 2036.
Neste post, podem ler 10 métodos de desviar asteróides.
Como se percebe, caso o Apophis venha a apresentar perigo, será fácil desviá-lo.
Como podem ler aqui, existem algumas propostas para enviar uma sonda espacial ao Apophis.
Por outro lado, também existem algumas propostas para deflectir o Apophis. A NASA, a ESA, Planetary Society, a Rússia, e a China, andam a desenvolver propostas (umas melhores que outras) para deflectirem o Apophis caso se venha a perceber que ele irá bater cá em 2036.
Estas propostas têm o simples objectivo de funcionarem como uma prevenção. Mais vale prevenir, com base no conhecimento que temos, do que enviar à última hora o Bruce Willis ao asteróide para nos salvar 😛
Nós iremos acompanhar este asteróide através da nossa página, aqui, por isso basta ligarem-se a nós para saberem o que vai acontecendo 😉
16 comentários
6 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
SERÁ QUE NÃO DÁ ADIANTAR PARA 2019? É QUE ESTOU COM INSUFICIÊNCIA VENOSA E NÃO QUERO PERDER O FIM DO MUNDO, QUERO TIRAR MUITAS FOTOS!
nao a possibilidades de mandar um missil para desviar o asteroide antes de 2029
Author
Essa é a solução pior de todas.
http://www.astropt.org/2011/11/11/formas-de-desviar-asteroides/
Em 2029, uma vez que o Apophis vai pasar a “rasar”, será visivel a olho nu? Se sim, apenas à noite ou também durante o dia?
Olá Carlos,
Estima-se que o Apophis atinja os 3,4 de magnitude aparente ao início da noite de 13 de Abril de 2029 (pela hora de Lisboa), ou seja, será visível a olho nú em céus com pouca poluição luminosa.
Carlos, ultimamente não tenho dormido, preocupada com algo que possa ocorrer. Gostaria de uma palavra sua, quanto a possibilidade de algo Grande (asteroide), preocupante ocorrer, pois algumas notícias na mídia, fazem um escarcéu, porém depois de vermos a matéria observamos que normalmente são corpos pequenos mas próximos e quando são maiores, estavam em acompanhamento (NASA /ESA) e mais distantes.
Ainda esse corpos maiores, são mais fáceis de detectar? e esses pequenos podem causar tanto estrago?
Preciso perder meu sono?
Author
Brena,
Peço desculpa mas não a posso ajudar 😉
Razão: nem eu nem ninguém podemos afirmar com toda a segurança que o asteróide não vem aí.
O que lhe posso garantir é que todos os asteróides conhecidos, nenhum deles vem na direcção da Terra nos próximos anos.
Quem lhe disser que sabe o contrário, está-lhe a mentir. Isso é seguro.
Mas os mais perigosos são os desconhecidos. E esses, ninguém os conhece 😉
http://www.astropt.org/2011/12/28/activa/
Ou seja, para sumarizar:
– ninguém lhe pode garantir que um asteróide não bate cá no próximo ano, por exemplo.
– quem lhe disser, mesmo na mídia, que há um perigo de um asteróide, neste momento sabemos que é mentira.
😉
abraços!
Pois é.
É algo que pode acontecer, mas é muito mais provável eu ser atropelada ou ganhar a Lotaria.
não seria bom treinarem a pontaria?! falam tanto em armamento poderoso em misseis e guerras e verdadeiro inimigo passa por cima das nossas cabeças. estão preocupados com o impacto ambiental?
estou preocupado com esse asteróide que vai passar pela terra em fevereiro. a distância que o asteróide vai passar é segura? já ouve recentemente outros objetos que passaram por distância igual?
abraços
Author
Sim, é segura. 😉
Sim, já têm passado. 😉
http://www.astropt.org/2012/02/29/enorme-asteroide-ira-passar-pela-terra-para-o-ano/
abraços!
É verdade que o Apophis irá passar próximo ao planeta no início de 2013 ?
Author
Não.
O post é claríssimo ao dizer as datas de 2029 e 2036…
Quem irá passar aqui perto a 15 de Fevereiro de 2013 será o asteróide 2012 DA14
http://www.astropt.org/2012/02/29/enorme-asteroide-ira-passar-pela-terra-para-o-ano/
O asteróide Apophis irá passar em Janeiro de 2013, mas não será tão perto como nas datas que referi em cima.
A 9 de Janeiro de 2013, o asteróide Apophis vai passar a 0.0966 AU ou 14,450,000 quilómetros da Terra. A distância média da Terra à Lua é 384,403 quilómetros. Como vê, em Janeiro de 2013, o asteróide Apophis passará muito longe da Terra, mais de 35 vezes mais distante que a Lua está da Terra. Claro que mesmo assim permitirá aos astrónomos fazerem observações.
abraços
“sifu”. Ainda bem que não estarei mais aqui.
Eu acredito em Deus e na inteligencia do Homem provavelmente isto não ira acontercer
Talvez seja melhor esperar para mandar o neto do Bruce Willis. Uma situação dessas pode ser a única forma de trazer paz e juizo aos terráqueos.
[…] Cometas. História. Halley. Lulin. Lovejoy. Hartley 2. Garradd. Asteróides. Ameaça. Apophis. Desviar. Passagem. Lutécia com muitas imagens. Vesta. 2009 DD45. 2011 CQ1. Tempel 1. Toutatis. 2005 YU55. […]
[…] asteróides é a mesma coisa. Existem nomes bastante apelativos como Apophis (na verdade, 99942 Apophis), o deus egípcio da destruição e da noite. Mas também existem nomes […]
[…] se sabia que na sexta-feira 13 de Abril de 2029, ele irá passar abaixo dos satélites de comunicações. Também já se sabia que ele irá passar […]
[…] Como sabem, esta noite é a altura da maior aproximação do asteróide Apophis à Terra. O próximo grande espectáculo deste asteróide será em 2029. Podem ler tudo sobre o Apophis, aqui e aqui. […]
[…] que na sexta-feira 13 de Abril de 2029, ele irá passar abaixo dos satélites de comunicações. Voltará cá 7 anos depois, a 13 de Abril […]
[…] The Resonance Project pela NASA e existia, segundo os americanos, uma pequeníssima probabilidade de se chocar conosco em 2036. Porém, como muito bem lembrou o Marco Filipe, modelos ficam mais confiáveis e cálculos […]