Todos os dias, meteoros rasgam os céus da Terra. Alguns deles chegam ao chão, e chamamos-lhes meteoritos.
Ainda há 2 anos atrás, um meteorito caiu na Argentina, como podem ler aqui.
Na semana passada, várias agências noticiosas reportaram a queda de um meteorito na Argentina, perto da capital Buenos Aires.
Supostamente testemunhas tinham visto uma bola de fogo azul às 2 da manhã que fez explodir 2 casas, destruiu vários carros, matou uma mulher, e feriu 9 outras pessoas. As vítimas ficaram debaixo dos escombros das casas afectadas.
A imagem do bólide que acompanhou as notícias foi esta:
Existem 2 problemas com esta história:
– os testemunhos reportam visões do bólide no céu após a explosão, o que não faz qualquer sentido. A explicação é que os testemunhos foram feitos a posteriori como cópia uns dos outros.
– o jovem que fez a foto do meteoro, já confessou ser uma vigarice que ele próprio criou no computador dele, e já foi preso.
A verdade é que um meteorito não causaria toda a devastação.
Na verdade, o que aconteceu foi que uma das casas era uma pizaria que usava botijas de gás no seu fogão. As botijas de gás explodiram, levando a toda a devastação à volta, e à morte de uma pessoa.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Na madrugada de 27 de setembro, nos ceus de Brasilia testemunhei a queda de um meteorito na terra. Porem não pude ver o local da queda devido a distancia.
Foi uma das coisas mais “tensas” que vi.
1 – Notícia antiga;
2 – Título sensacionalista, pois você mesmo admite que a história já foi desmentida;
3 – Com o seu currículo, fazer uma afirmação de que um meteorito não poderia ter causado tamanha destruição, é, no mínimo, equivocada. Depende do tamanho do meteorito e do local do impacto. Se um meteorito do tamanho de uma bola de futebol cair, tal destruição seria possível. Se colidisse com um estoque de gás, adeus quarteirão.
Author
1 – Notícia NÃO antiga. A notícia tem 1 semana, e a semana passada eu estive de férias, como pode ler noutros posts. Por isso, a notícia saiu agora. Se não queria ler, não lia. Mas não invente.
2 – Título não é sensacionalista, já que se fôr ao Google vê muitíssimos sites com essa ideia. Além disso o título aqui no astroPT foi com um ponto de interrogação. Como se percebe, essa crítica não faz qualquer sentido.
3 – Se lesse o post, perceberia que existem 2 problemas com essa estória do meteorito. Sugiro que leia o artigo em vez de comentar apressadamente.
4 – No proximo comentário não venha dizer que foi o Pai natal só porque algumas crianças dizem que o viram… e por isso o Pai Natal colidiu com uma botija de gás para fazer tamanha destruição…
enfim…
5 – Keep it simple.
Vixi a própria vida humana é uma fábula de enganos…