“28 e 29 de Outubro 2011
(entrada livre)
Na noite de 28 para 29 de Outubro, a Terra ficará localizada entre os dois reis do Sistema Solar: o Astro-Rei (Sol) e o Rei dos Planetas (Júpiter). Júpiter estará então em oposição (no nosso céu, relativamente ao Sol): nessa altura, o maior dos 8 planetas estará no máximo do seu brilho e terá uma dimensão aparente maior, ou seja, estará mais próximo da Terra e será um óptimo alvo para explorar com os telescópios do Observatório Astronómico de Fronteira (o espectáculo – Júpiter bastante brilhante – continuará em Novembro e continuará a proporcionar um bom pano de fundo para outras iniciativas a realizar no Observatório).
Venha visitar-nos (a 28 e/ou a 29 de Outubro) e ouvir algumas ‘Histórias de Júpiter’ para ficar a conhecer melhor este grande planeta, com um ‘furacão’ (Grande Mancha Vermelha) do tamanho de duas Terras! Depois haverá também ‘Café Galileano’, em preparação para a Sessão de Observação Celeste. Venha observar a atmosfera tempestuosa de Júpiter, venha ver as Luas de Galileu (será como recuar 400 anos). De notar que para observar uma oposição com características semelhantes, com Júpiter tão perto da Terra como neste ano, terá de esperar até 2022!
A Observação Celeste será também potenciada pela fase lunar: sem luar (Lua Nova a 26 de Outubro), o céu estará mais escuro durante o período de observação, o que será óptimo para visualizar os chamados objectos do ‘céu profundo’.
Aproxima-se ainda o fim da permanência da Exposição de Astropintura no Observatório de Fronteira: caso ainda não tenha visto as coloridas e interessantes pinturas em acrílico de Luís F. M. Carmo (ou caso as deseje rever uma última vez), tem até dia 29 de Outubro para o fazer (o fundo do cartaz que acompanha este texto – ‘Tempestades de Júpiter’ – é apenas uma das belas e apelativas pinturas que constituem a colecção ‘My Universe’).”
Últimos comentários