Com tantas notícias de asteróides, é normal que se ande a pensar em métodos de desviar um asteróide potencialmente perigoso.
10 métodos são:
– explodir o asteróide: é o pior método de todos, mas actualmente provavelmente seria o mais concretizável.
– explodir uma bomba perto do asteróide: isso faria o asteróide mudar de direcção.
– impacto de um objecto com o asteróide: faria o asteróide mudar de trajectória.
– colocar um enorme objecto no asteróide: mudava o seu centro de massa, e a sua trajectória.
– vela solar: colocar uma vela solar perto do asteróide que colectaria luz solar, e transmitiria um raio para o asteróide, mudando-lhe a trajectória.
– espelhos: várias pequenas sondas com espelhos poderiam concentrar a luz solar num só ponto do asteróide, mudando-lhe a trajectória.
– lasers: ideia similar às de cima, mas com lasers.
– plástico: embrulhar parte do asteróide em plástico que faça reflexão da luz solar, e devido a essa pressão o asteróide irá mudar a trajectória.
– sondas: colocar sondas ou foguetes no asteróide, e fazer com que eles empurrem o asteróide noutra direcção.
– atracção gravitacional: colocar uma sonda ao lado do asteróide, e devido à atracção gravitacional o asteróide seria puxado para a esquerda, direita, seria travado ou acelerava, dependendo do sítio onde colocássemos a sonda. Para mim, seria o melhor método… se víssemos o asteróide com muito tempo.
Uma das características de todos estes métodos é que o asteróide tem que ser detectado a tempo, e não estar quase “em cima” da Terra.
Mas sendo detectado a tempo, parece ser fácil desviar o asteróide.
Leiam mais sobre estes métodos, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.
43 comentários
7 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
[…] aqui no AstroPT publicamos um artigo sobre as possíveis formas de desviar asteroides, sendo que parece simples desviar asteroides, […]
[…] ou eliminá-lo por completo sem precisarmos de chamar a equipa do Bruce Willis. O AstroPT até já mencionou as diferentes formas de o […]