O que é Astropolitica ou Space Policy

Astropolitica é uma disciplina recente na área de ciência política e relações internacionais. Aborda a exploração espacial do ponto de vista político, geopolitico e de estratégia. Debate temas como segurança, militarização, diplomacia, entre outros.

Para meu espanto, descobri este site de uma astróloga italiana que afirma que Astropolitica é basicamente o horóscopo politico.

Como neste momento estou bastante indignada com a utilização de uma área da ciência social e política como… corrente da Astrologia, vou ali respirar fundo…

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 05/12/2011 at 00:08
    • Responder

    Uma pergunta inquietante: Qual a influência da Astrologia e outras influências do “oculto” nos timings das decisões políticas nos vários países?

    Por exemplo, qual a eventual influência das crenças em Nostradamus, no “medo generalizado” que levou em parte ao apoio político para a decisão (irracional?) de invadir o Iraque em 2003?

    Lembram-se dum filme de 1981 em que havia um ditador no médio oriente que era suposto iniciar uma guerra atómica se não fosse detido a tempo? Era este filme: Nostradamus, o Homem que Previu o Amanhã http://www.imdb.com/title/tt0081109/

    Although the movie gets many of its predictions of the future wrong (Ted Kennedy winning the 1984 Presidential election) some are very close, especially the speculation about a massive earthquake in California which the movie predicts will happen in 1988 but in fact happened in 1989.

    Also the movie predicts that America would be at war with the middle east and that the war would begin early in the 1990s and in fact, at the beginning of the decade the country was in the Persian Gulf War.

    The Man Who Saw Tomorrow (Nostradamus – O homem que previu o futuro ou Nostradamus – O homem que viu o amanhã, no Brasil) é um filme documentário de 1981 sobre as profecias do apotecario, astrólogo e alquimista francês Michel de Nostredame, conhecido como Nostradamus. É dirigido por Robert Guenette, roteiro de Robert Guenette e Alan Hopgood e é apresentado e narrado por Orson Welles. Este documentario é tendencioso e reflete tão somente a crença do autor e se baseia e encaixes falsos que provaram não ser isso em hipotese alguma. http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Man_Who_Saw_Tomorrow

    Receio que o filme possa ter tido muito mais influência do que devia, até porque foi eficazmente narrado por um verdadeiro profissional do medo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orson_Welles

    Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada A Guerra dos Mundos, adaptação da obra homônima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres.

    Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofónica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta.

    Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Nostradamus_in_popular_culture

    O papel da pseudo-ciência em conflitos militares, em que por vezes se tomam decisões estratégicas terrívelmente erradas devido a crenças no oculto, astrologia, profecias, etc, é algo que se poderia estudar muito mais.

    Por exemplo:

    Willy Ley was a German rocket engineer who had emigrated to the United States in 1937.

    In 1947, he published an article entitled “Pseudoscience in Naziland” in the science fiction magazine Astounding Science Fiction.

    He wrote that the high popularity of irrational convictions in Germany at that time explained how National Socialism could have fallen on such fertile ground.

    Among other pseudo-scientific groups he mentions one that looked for the Vril: “The next group was literally founded upon a novel.

    That group which I think called itself Wahrheitsgesellschaft – Society for Truth – and which was more or less localized in Berlin, devoted its spare time looking for Vril.”

    http://en.wikipedia.org/wiki/Vril_Society#Vril_society

    Suponho que os casos mais bem estudados serão sobre a Alemanha na segunda Guerra mundial, mas receio que seja um fenómeno muito mais comum do que gostaríamos de pensar.

    Procuro mais bibliografia sobre outros casos semelhantes.

    O filme do Indiana Jones e a Arca Perdida também ilustra essa problemática. http://en.wikipedia.org/wiki/Indiana_Jones_and_the_Raiders_of_the_Lost_Ark

    Sugestão:

    Na sociedade de Geografia de Lisboa vai decorrer uma Conferência entitulada: “Utilização do Espaço na Perspectiva Estratégica” promovida pela Secção de Ciências Militares, a realizar no Auditório Adriano Moreira, no dia 7 de Dezembro de 2011, pelas 17h30, com o seguinte programa:

    17h30 – Introdução

    17h35 – Algumas questões de Estratégia Espacial – Ten.Gen.Pil.Av. António de Jesus Bispo

    18h10 – Envolvimento da Indústria Nacional em projectos espaciais – Enga. Teresa Pires Cardoso, Space Business Area Manager, da empresa EDISOFT

    18h50 – Debate e Encerramento

    Link: http://www.socgeografialisboa.pt/?m=20111207&cat=62

    Quanto ao livro mencionado, o título lembra-me as questões ligadas á Realpolitik:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Realpolitik

    Por outro lado, voltando á influência das “ideias pseudo” gostava de saber o papel que a Astrologia possa (eventualmente) ter tido na vida de Ronald Reagan.

    Será que houve alguma ligação entre as ideias (ingénuas?) da SDI de 1983 a tal famosa “Guerra das Estrelas” e a eventual influência politica da Nancy Reagan, que consultava um Astrólogo?

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nancy_Reagan#Influence_in_the_White_House

    In March 1983, Reagan introduced the Strategic Defense Initiative, a defense project that would have used ground and space-based systems to protect the United States from attack by strategic nuclear ballistic missiles.

    Reagan believed that this defense shield could make nuclear war impossible, but disbelief that the technology could ever work led opponents to dub SDI “Star Wars” and argue that the technological objective was unattainable.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ronald_Reagan#Escalation_of_the_Cold_War

    http://en.wikipedia.org/wiki/Strategic_Defense_Initiative

  1. e… para quem quiser saber mais sobre Astropolitica, pode ler este livro http://www.amazon.com/Astropolitik-Classical-Geopolitics-Strategy-History/dp/0714681970/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1323026677&sr=8-1

    é uma espécie de biblia da Astropolitica.

    Obrigada Rui e Ana. Eu vou continuar a respirar fundo….

      • Ana Guerreiro Pereira on 04/12/2011 at 20:48
      • Responder

      LOL, nós sabemos mto bem como é… mto bem, bem demais :/ tb sabemos o que é ser insultado pelo simples facto de se dizer a alguém q está errado e a dizer asneiras.

    1. Olá Vera!

      Agradeço muito pela indicação deste livro. Há tempos procurava por algo do gênero!!!

      Eu curso Direito no Brasil, e meu maior desejo sempre foi seguir a carreira diplomática. Apaixonado por ciências em geral e “discípulo” XD fiel da filosofia do Carl Sagan, tento constantemente definir uma linha de carreira voltada para as relações internacionais e a astropolítica. Com certeza vou colocar esse livro no topo da minha lista de leituras! =D

      Faz pouco tempo que descobri o astropt.org e o astropolítica.blog, assinei o RSS no google reader e desde então não tem uma notícia que eu deixo de ler, ou pelo menos ver alguns comentários!! Parabéns a todos!!

      Espero manter contato com você, é relativamente difícil encontrar material e pessoal voltado para as RIs + astropolítica! 😀

      1. Olá Kevin!

        Existem livros e sites que se dedicam apenas à Astropolitica : )

        Esteja atento ao AstroPT e ao Astropolitica que irei colocar em breve alguma bibliografia e sites que pode consultar : )

  2. E as epistolas são as mulheres dos apóstolos….LOOOL

    1. looolll nem mais! 😛

  3. Respira Vera, respira… e conta de infinito até zero…

      • Ana Guerreiro Pereira on 04/12/2011 at 20:15
      • Responder

      Pois, realmente, contar até dez é pouco :/

    • Ana Guerreiro Pereira on 04/12/2011 at 19:54
    • Responder

    É de respirar fundo e contar até dez, mesmo… especialmente qd as fraudes que pululam pelo mundo ameaçam de processos as pessoas que tentam alertar as outras para as informações pouco crediveis, falsas e acéfalas que certas personagens veiculam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.