Ocorre hoje o último eclipse de 2011, um eclipse total da Lua. Infelizmente, desta vez não será possível observar este belíssimo fenómeno a partir dos territórios português e brasileiro. No caso do Brasil e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, o eclipse ocorrerá em toda a sua extensão quando a Lua se encontrar abaixo do horizonte. Em Portugal continental, a Lua nascerá minutos antes do último contacto da sombra da Terra com a face lunar, pelo que apenas será visível um discreto eclipse penumbral junto ao horizonte a nascente ao fim da tarde.
No entanto, nem tudo está perdido. Podem acompanhar este espectáculo celeste em directo a partir das 13:00 (hora de Lisboa) no site SLOOH Space Camera. Aproveitem porque não haverá outro eclipse total da Lua até 2014!
Dez 10
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Tem coisas muito sem graça na astronomia. Na maior parte das vezes o Brasil não está em posição favorável a ver qualquer coisa interessante.. 😛 Para complicar, em São Paulo chove e chove e chove. Mesmo que desse para ver… não daria para ver. 🙁
Author
Mirian,
Aqui em Portugal choveu durante grande parte do dia, mas pouco depois do nascer da Lua o céu limpou. 😀
Deu apenas para contemplar a Lua já longe da sombra da Terra a espreitar entre algumas nuvens mais teimosas.
E aqui no mediterrâneo na Grécia? A lua está fenomenal hoje e o céu limpíssimo.
Author
Olá shirley
Na altura em que fez a pergunta já tinha ocorrido o eclipse. 🙁
De qualquer forma, na Grécia veria apenas um eclipse parcial durante cerca de duas horas a seguir ao nascer da Lua.