Rússia falha lançamento de satélite Meridian

Uma falha na separação entre o segundo e o terceiro estágio do foguetão Soyuz-2-1B/Fregat levou à perda de um satélite Meridian. O lançamento teve lugar às 1208UTC do dia 23 de Dezembro de 2011 a partir do Complexo de Lançamento LC43/4 do Cosmódromo de Plesetsk, Arkhangelsk – Rússia.

Este é o segundo acidente em 2011 com um foguetão da família de lançadores Soyuz após a perda do veículo de carga Progress M-12M no dia 24 de Agosto. Esta falh, apear de ocorrer numa versão melhorada do lançador, vem mais uma vez levantar dúvidas sobre a segurança destes veículos e a ter ocorrido mais cedo poderia ter implicado um adiamento no lançamento da Soyuz TMA-03M para a ISS. Entretanto, poderemos assistir ao adiamento do lançamento de seis satélites Globalstar previsto para o dia 28 de Dezembro desde o Cosmódromo de Baikonur. Este lançamento irá utilizar um foguetão Soyuz-2-1A/Fregat na missão ST-24.

Segundo os mais recentes dados o terceiro estágio terá caído no distrito de Ordynsky do território de Novosibirsk. Anteriormente teriam corrido rumores de que o impacto ter-se-ia dado na mesma zona onde devereia cair o segundo estágio o que poderia implicar uma falha na separação entre os dois estágios. Os ddaos disponíveis apontam agora para uma falha no terceiro estágio.

Este acidente surge também após o embaraçante falhanço na missão Fobos-Grunt que deverá reentrar na atmosfera terrestre na segunda semana de 2012.

Este é o quarto acidente em 2011. O primeiro ocorreu a 4 de Março com a perda de quatro satélites devido a uma falha do foguetão Taurus-XL  lançado desde Vandenberg AFB. Neste lançamento foram perdidos os satélites Glory, KySat-1, Hermes e Explorer-1 Prime. Já anteriormente um problema com o foguetão Rokot/Briz-KM lançado desde Plesetsk a 1 de Fevereiro, levara a que o satélite GEO-IK-2 n.º 11L (Cosmos 2470) ficasse colocado numa órbita errada. A 17 de Agosto um problema com um estágio Briz-M  levou a que o satélite de comunicações Express-AM4 lançado por um foguetão Proton-M desde Baikonur, ficasse colocado numa órbita inútil. O mês de Agosto assistiria ainda a dois acidentes com o primeiro a ter lugar no dia 18 quando um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C falhou a colocação em órbita do satélite SJ-11 ShiJian 11-04 lançado desde Jiuquan, e no dia 24 um foguetão Soyuz-U falhou o lançamento do veículo de carga Progress M-12M.

Ainda não são claras as implicações nem as causas deste novo acidente, mas certamente que veremos alguma consequência no calendário de lançamentos russo para a estação espacial internacional. O próximo lançamento neste programa está previsto para 25 de Janeiro com um foguetão Soyuz-U a lançar o veículo de carga Progress M-14M. O próximo lançamento tripulado para a ISS está previsto para 30 de Março com um foguetão Soyuz-FG a lançar a Soyuz TMA-04M.

Mais informações assim que estiverem disponíveis.

2 comentários

  1. Thiago, uma coisa de cada vez. O Brasil tem o seu programa espacial, mas as coisas têm de decorrer com calma e pausadamente. Virá o dia em que certamente o Brasil terá a capacidade de colocar satélites em órbita. Entretanto, existem outros programas a decorrer, por isso o programa espacial brasileiro está activo.

    Há que ter calma…

  2. Pelo menos a Rússia tem um programa espacial ativo, diferente do Brasil.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.