Naturlink:
“O astrobiologo Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico, desenvolveu um software que permite recriar imagens em 3D dos planetas, com realismo fotográfico.
Usando dados científicos obtidos por telescópios espaciais, este software reconstrói principalmente os chamados exoplanetas, os que orbitam numa estrela que não é o sol e que por isso pertencem a outro sistema planetário.
No entanto, este programa, o Scientific Exoplanets Renderesis (SER), também faz reconstruções históricas, como é o caso da imagem da Terra há 240 milhões de anos, quando todos os continentes eram unidos na chamada pangeia. (…)”
Inovação Tecnológica:
“Realismo científico.
A equipe do astrobiólogo Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico, está desenvolvendo um software que pode recriar imagens em 3D de outros planetas, com realismo fotográfico.
Usando dados científicos obtidos por telescópios e radiotelescópios, o programa constrói uma imagem dos chamados exoplanetas, ou planetas extrassolares, que orbitam uma estrela que não seja o Sol.
(…)
O resultado é o programa SER Scientific Exoplanet Renderer, renderizador científico de exoplaneta, em tradução literal.
O programa também faz “reconstruções históricas”, como no caso da imagem da Terra há 240 milhões de anos, quando todos os continentes eram unidos no supercontinente Pangeia.
Diferentemente das chamadas reconstruções artísticas, no SER tudo é feito matematicamente, utilizando dados como o tamanho, a composição química, a temperatura do planeta, e a distância do planeta à sua estrela.
Devido a isso, os cientistas afirmam que seu uso deverá ser mesmo científico, devido aos intensos recursos computacionais exigidos em cada renderização. (…)”
1 comentário
É possível testar ou consultar o programa? Na primeira vez que visitei o site não encontrei muita coisa.