Nebulosa da Águia
Já falamos da Nebulosa da Águia, neste post.
Agora trago a mesma Nebulosa, mas vista em infravermelho (pelo telescópio Herschel) e em raios-X (pelo telescópio XMM-Newton).
E a mesma imagem, em vários comprimentos de onda:
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
2 pings
Uma curiosidade: nestes anos todos que se observam e registram imagens das nebulosas, elas são iguais( no caso de uma mesma nebulosa a 40 ou 50 anos atrás) não se deformaram, a poeira não saiu do lugar? expandiu ou encolheu? era para se transformarem em outras imagens, não? caso essa da Águia, não parecia outra coisa antes ou vai virar uma casinha?
Author
Sim. Mas 40 ou 50 anos é pouco.
Existem nebulosas que provavelmente já nem existem. Simplesmente estamos a vê-las como elas eram há milhares de anos atrás.
http://www.astropt.org/2010/12/30/pilares-da-criacao-desaparecem/
http://www.astropt.org/2011/02/09/montanha-em-ngc-2174-ira-desaparecer/
http://www.astropt.org/2011/06/11/gigantescas-nuvens-cosmicas-desaparecem/
abraços
Olá! vocês conseguiram ver(encontrar) nesta imagem de infra e raioX os rostos dos soldados5 com lança e lobos e um cavaleiro e seu cavalo de armadura, um lobisomem corcunda da esquerda para a direita!! como se estivessem indo para uma batalha. deve ter mais.
[…] próximo NGC 6611, fazem parte de uma região de formação estelar chamada Nebulosa da Águia, ou Messier 16. A nebulosa e os restantes objetos associados situam-se a cerca de 7000 anos-luz de distância da […]
[…] é a mesma coisa. Vejam por exemplo a imagem da Via Láctea em Infravermelho. E vejam agora a Nebulosa da Águia em diferentes comprimentos de onda. Ela tem aspectos completamente diferentes. Vejam a explicação da Dr. Michelle Thaller: (vejam […]