Missão Cassini: espectaculares imagens de Encélado, Jano, Dione e Reia

Na passada terça-feira, a sonda Cassini concretizou uma passagem a apenas 74 km da superfície de Encélado. O encontro teve como objectivo principal o estudo da composição química dos jactos de vapor e de partículas de gelo de água em actividade na região do pólo sul, pelo que grande parte das observações estiveram reservadas aos espectrómetros INMS, CAPS e CIRS. Durante a aproximação, a câmara de ângulo fechado da Cassini focou o lado nocturno da lua e fotografou as plumas em contra-luz através de diversos filtros de cor. Aqui está a mais bela imagem desse conjunto.

Encélado e as suas espectaculares plumas, numa imagem obtida pela sonda Cassini a 27 de Março de 2012.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Após o encontro com Encélado, a Cassini navegou pelas proximidades de Jano, Dione e Reia. A equipa de imagem da missão aproveitou estas passagens não programadas para aumentar o acervo de retratos da superfície gelada destes pequenos mundos. Eis alguns magníficos exemplares.

Jano vista pela Cassini a 27 de Março de 2012.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Jano em frente da Saturno numa composição em cores aproximadamente naturais construída com imagens obtidas pela Cassini a 27 de Março de 2012, através de filtros para o ultravioleta próximo, o verde e o infravermelho próximo.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.

Evander, uma cratera com 350 km de diâmetro situada na região do pólo sul de Dione. Imagem obtida pela sonda Cassini a 28 de Março de 2012.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Reia pairando sobre os anéis de Saturno. São visíveis ainda duas pequenas luas passando a grande velocidade junto aos anéis (a segunda está parcialmente oculta pelos anéis no lado esquerdo da imagem). Imagem obtida pela câmara de ângulo fechado da Cassini a 29 de Março de 2012.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Imagem de contexto mostrando o mesmo cenário da imagem de cima. É visível entre Saturno e Reia a pequena lua Mimas.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

2 comentários

    • Maria Alice Cerdeira on 07/05/2012 at 11:01
    • Responder

    Olá Sérgio, ontem vi um programa na RTP2 sobre as luas de Saturno e achei a informação exremamente importante, tenho uma fascinação pelo que respeita à astronomia, sempre que vejo um programa, ou leio um artigo referente a esses conteúdos, fico ali até ao fim a beber as informações, ontem fiquei curiosa e resolvi vir à internet para saber mais, pois fiquei curiosa relativamente à Encélado e foi aí que vi o seu artigo, e acho interessante o facto da sua área profissional ser de Análises Clínicas, pois é também a minha área profissional, apenas uma curiosidade.
    Tudo de bom para si. Vá fazer um curso na área da astronomia.
    Alice Cerdeira

    1. Olá Alice,

      Obrigado pelo seu comentário. 🙂
      Informação de qualidade é coisa que não falta aqui no blog. Contamos já com mais de 7 mil artigos, portanto é só explorar. Para estar a par dos artigos que vamos publicando sugiro que peça amizade ao AstroPT no Facebook para ter acesso às notificações (https://www.facebook.com/astropt). 😉
      Quanto ao curso na área da Astronomia, é algo que gostaria muito de fazer mas, por agora, impõem-se outras responsabilidades. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.