Acharya Satyananda é um astrólogo indiano que se auto-intitula de guru que cura tudo o que sejam energias negativas nas pessoas. Cada “consulta” levava a que as pessoas que mais precisam lhe dessem somas exorbitantes. Assim, ele vivia bem, com fama e dinheiro.
Prabir Ghosh é o Presidente da Associação Indiana para a Ciência e a Razão, já publicou alguns livros, e até já fez um filme (vejam esta parte). Ele oferece 2 milhões de Rupees Indianos a quem provar ter conhecimentos para além do que a ciência consegue explicar.
Curiosamente, nenhum dos milhares de pseudos existentes na Índia conseguiu alguma vez ganhar o prémio.
Vai daí, Prabir Ghosh decidiu fazer outra coisa.
Com repórteres de imagem do canal National Geographic e a ajuda de alguns dos seus amigos, Prabir Ghosh inventou uma situação entre uma mãe e uma filha. As supostas mãe e filha foram ter uma consulta com o guru Satyananda, que lhes receitou um amuleto em cristal piramidal, que curiosamente ele tinha na sua secretária, e que lhes vendeu por um preço superior ao salário mínimo nacional (ao qual muitos indianos estão limitados). A seguir, Prabir Ghosh enviou dois outros amigos, que se fizeram passar por um casal com problemas, curiosamente o guru Satyananda receitou-lhes a mesma coisa pelo mesmo preço. Seguidamente, Prabir Ghosh apareceu no escritório do guru, com as “receitas” propostas pelo guru, e mostrando que tinha sido tudo uma encenação para apanhar as fraudes que ele andava a fazer. Imediatamente apareceram uns “seguranças” que trataram de pôr “ordem” na coisa. Ghosh ainda conseguiu fugir, mas o repórter de imagem do National Geographic ficou preso no “consultório” onde não parece ter sido bem tratado.
Prabir Ghosh chamou a polícia, e o repórter foi libertado.
Satyananda não gostou de ser apanhado na sua trafulhice. Então foi para a televisão convocar uma perseguição de morte a Ghosh. Os crentes no guru deveriam matar aquele que o desmascarou.
Satyananda foi finalmente preso.
Vi esta semana um documentário sobre esta história, no National Geographic Channel.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Podes esclarecer-me uma dúvida?
O Prabir Ghosh é o mesmo que está ameaçado de prisão por desmistificar uma “estátua milagrosa”?
Author
Esse é outro. É o Sanal Edamaruku.
http://www.astropt.org/2012/04/20/sanal-edamaruku-sera-preso-por-dizer-a-verdade/
😉
Obrigada! 😉
Bem que podiam fazer o mesmo com as várias Igrejas Evangélicas que existem e que roubam os pobres em nome da fé.
Té kin fim!