O segundo lançamento de demonstração do veículo Dragon na missão COTS 2+ para o transporte de carga não essencial para a ISS foi adiado devido a problemas registados já depois da ignição dos motores do primeiro estágio do foguetão Fancon-9 v1.0.
Após a ignição a pressão na câmara de combustão do motor n.º 5 atingiu um limite que levou à abortagem do lançamento. Devido à quase instantânea duração da janela de lançamento, esta abortagem levou ao adiamento da missão para o próximo dia 22 de Maio às 0744:34UTC.
Análises posteriores aos dados obtidos durante a ignição mostraram que todos os cinco motores entraram em ignição como previsto antes da pressão do motor n.º 5 atingir valores mais elevados. Uma situação similar (mas não idêntica) foi registada na primeira missão do Falcon-9, mas na altura o problema foi resolvido devido à longa duração da janela de lançamento.
No dia 19 de Maio promoveu-se posteriormente à remoção dos propolentes e os engenheiros irão proceder à inspecção do motor antes da nova tentativa de lançamento.
3 comentários
A próxima tentativa está marcada para dia 22 de Maio porque é a próxima janela de lançamento instantânea disponível, partindo do princípio que o problema detectado seja resolvido.
Em Maio e Junho existem algumas janelas de lançamento, caso contrário devido ao calendário de missões para a ISS e devido aos problemas originados pelos denominados «ângulos beta», o lançamento pode até ser adiado para Setembro.
Dia 22 de Maio já é certo como a próxima data?
Pergunto isto, porque no Público já vem a falar de até ao dia 29 ou quiçá em Junho:
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/problema-no-motor-impede-lancamento-do-primeiro-foguetao-privado–1546775
O que dizes, Rui?
oh :S