Conchas Exteriores de Centaurus A
Centaurus A, também conhecida como NGC 5128, é uma gigantesca galáxia elíptica que se encontra a quase 15 milhões de anos-luz de distância.
É uma das galáxias mais próximas de nós que emitem bastante no comprimento de onda rádio, e por isso torna-se bastante interessante como objecto de estudo dos astrónomos.
Na imagem vêem-se uma série de “conchas”/arcos fechados/círculos a rodearem a galáxia. São evidências de fusões de galáxias. A Centaurus A andou a colidir com e a consumir várias outras galáxias. Os “círculos” são semelhantes a ondulações de um lago quando enviamos uma pedra a seguir de outra para o mesmo sítio no lago.
Tentem reparar também num ténue arco mais azulado (vejam aqui). Isso é evidência de uma colisão que está neste momento a ocorrer com uma galáxia menor.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários