A NASA disponibilizou há poucas horas as primeiras imagens da descida do Curiosity obtidas pela MARs Descent Imager (MARDI), uma câmara instalada na parte inferior do robot. Aviso desde já que estas são versões preliminares enviadas horas após a chegada da missão à cratera Gale. A MARDI é uma câmara de alta definição com capacidade para captar imagens numa resolução máxima de 1.600 por 1.200 pixels, pelo que nas próximas semanas deveremos ser presenteados com uma versão de qualidade muito superior. Enquanto esperamos por essa versão, apreciemos esta pequena amostra, ainda assim verdadeiramente estonteante.
A descida do robot Curiosity numa sequência de 297 imagens obtidas pela câmara MARDI numa cadência de 4,5 fotogramas por segundo e com uma resolução de 192 por 144 pixels.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.
O vídeo inicia-se com uma imagem do escudo térmico a cerca de 15 metros de distância do robot. Nessa altura o paraquedas já tinha sido aberto e o Curiosity seguia a uma velocidade de pouco mais de 550 km.h-1. Durante a descida, o robot vai oscilando por baixo do paraquedas até ao momento em que se liberta da cápsula e liga os propulsores do sky crane. Entretanto, a superfície vai-se aproximando até que, a uma altitude de cerca de 20 metros, os propulsores começam a levantar uma nuvem de poeira. O vídeo termina com o aparecimento de uma roda no canto superior esquerdo. Espectacular!
14 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Um pouco sobre o sistema de informática da Curiosity: o computador é projeto “velhinho” (mas obviamente funcional para essa situação) e tem até software da Apple.
Curiosity: 17 cameras, plutonium, and an 11-year-old computer
http://www.theverge.com/2012/8/7/3226112/nasa-mars-rover-under-the-hood
Este é um dos problemas das missões espaciais 🙁
Levam tanto tempo do planeamento à sua execução, que quando chega o dia da missão começar, o software e alguma tecnologia já está um pouco fora de prazo 🙁
E aqui uma reportagem esclarecedora nomeando e explicando como funcionam as câmeras e porque as imagens ainda não são legais.
Por que as fotos de Marte, feitas pelo Curiosity, são tão feias?
http://www.gizmodo.com.br/por-que-as-fotos-de-marte-feitas-pelo-curiosity-sao-tao-feias/
Tem muita gente pseudo e ignorante do assunto zoando com as primeiras imagens e também pessoas bem interessadas com dúvidas sobre isso que precisam ser melhor informadas.
Desculpem-me se estou me adiantando ao material que estão preparando, mas é muita gente quesitonando. A minha intenção aqui é ajudar.
Author
Não tem que se desculpar Jonas. Agradeço que tragam mais material aqui para o blog. Esse artigo em particular está muito interessante. 🙂
Essa reportagem é ótima.
Where, Exactly, Is the Curiosity Rover on Mars?
http://www.theatlantic.com/technology/archive/12/08/where-exactly-is-the-curiosity-rover-on-mars/260834/
Excelente 🙂
Sérgio, vocês terão muito material a mostrar por muito tempo, pois a Curiosity bem poderia ter um outro nome, “presentão que se desvela aos poucos”. Não foi à toa tanto dinheiro, foi para mostrar serviço mesmo, para surpreender a sociedade.
Mas como vocês dificilmente falariam de um fato como o que vou apontar, aí vai…
A missão Curiosity despertou certa ciumeira numa turma do CERN e gerou uma “briguinha de egos”… coisa não tão comum de aparecer em público. Sabemos que existe ciumera nos bastidores, claro, cientistas são gente, mas essa pode-se dizer que é até infantil pelos argumentos expostos em público.
Mars Rover Should Not Get So Much Attention, Say Higgs-Boson Scientists
http://www.newyorker.com/online/blogs/borowitzreport/2012/08/mars-rover-should-not-get-so-much-attention-say-higgs-boson-scientists.html
Author
Jonas,
Não conheço este jornal, mas cheira-me a sátira. 😉
ahaha.. É verdade, agora que vi… lapso dos grandes, obrigado por avisar. Confiei na fonte (revista conhecidissima e nao no autor). Peço inclusive que apague o meu post. Grato.
ou quem sabe, Paulino, você apaga e eu reescrevo chamando a atenção que é uma sátira? Ou você faz isso? Até acho legal que fique o link, mas apontado o assunto de forma correta, senão o Google indexa e alguém pode ler só o meu post e achar que é verdade (já chega os pseudos)….
Author
Está tudo bem assim, Jonas. A minha primeira reacção foi igual à sua. 🙂
O Jonas já esclareceu tudo aqui. 😀
Ah eu pensava o que se via era a capsula a curiosity a se separar da sonda que o dirigiu até Marte,,,a final era só o escudo termico,,,
Irreal Sergio, não concorda?
Uma foto em Full Resolution:
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/raw/?rawid=0000MD9999000072E1_DXXX&s=0
Author
Pois é, Francisco. Estou a ver se consigo digerir tudo isto para fazer no fim da semana um sumário destes primeiros sóis. A quantidade de informação disponibilizada pela equipa da missão é brutal. 🙂