Júpiter é o herói da Terra
Júpiter tem um duplo papel na evolução da vida na Terra:
1) Por um lado, a sua grande massa “puxa” gravitacionalmente cometas e asteróides para o interior do sistema solar, criando assim mais possibilidades da Terra ser atingida por eles.
2) Por outro lado, a sua grande massa faz com que muitos desses objectos, incluindo alguns potencialmente perigosos para a Terra, sejam tão atraídos por Júpiter que colidem com ele, salvando a Terra de potenciais extinções em massa.
Segundo estudos feitos sobre estes dois papéis de Júpiter, chegou-se à conclusão que o 2º ponto é mais importante que o 1º. Ou seja, Júpiter tem um maior papel benéfico do que maléfico.
É o nosso salvador… 😉
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
5 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
E júpiter pode não ser tão bonsinho assim. Segundo estudos de Jacques Laskar, do Observatório de Paris a influência de Júpiter pode ser maior ainda no sistema solar, pelo que li, ele pode causar a morte de Mercúrio daqui alguns bilhõesde anos das seguintes formas:
1.Mercúrio se choque contra o Sol;
2.Mercúrio seja arremessado para fora do Sistema Solar;
3.Mercúrio se choque contra Vênus; ou
4.Mercúrio se choque contra a Terra.
Sera que ele é tão bonsinho assim?
Author
Júpiter será irrelevante para Mercúrio.
Para essas hipóteses vai contribuir a evolução natural do Sol.
abraços
Realmente é um paradoxo, Eu li um artigo na Astrobiology Magazine que se um planeta de massa menor do que a Júpiter ocupasse o seu lugar, a Terra receberia muito mais impactos. Mas se o gigante gasoso não existisse em nosso Sistema Solar, a taxa de impactos fosse praticamente a mesma que temos hoje.
Será???
Own *_* Obrigada Jupiter!
É um paradoxo,sua massa atrai corpos celestes para o sistema solar e depois nos salva deles os devorando.Contudo como tudo o que ocorre na natureza não passam de fatos aleatórios Júpiter nem imagina que problemão pode causar a Terra convidando esses viajantes espaciais para o jantar,já que se os mesmos não forem devorados podem nos devorar…
[…] Vida. Documentário. Bactéria Alentejana (aqui). Origem da Humanidade. Inteligência (múltipla). Júpiter herói. Evolução, comprovada, vídeo e mais notícias. Evolução por Seleção Natural. Bê-A-Bá da […]