Portugal acaba de conseguir o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) de 2012, que decorreram entre 29 de setembro e 6 de outubro em Cochabamba, na Bolívia.
Através de uma equipa composta na íntegra por alunos do Ensino Secundário, de Escolas Públicas de norte a sul do país, Portugal arrecadou uma medalha de ouro e três medalhas de prata. Temos aqui jovens com enorme potencial e futuro!
Medalhas ganhas por aluno/ano:
David Martins (11ºano) – medalha de ouro
Luis Duarte (12ºano) – medalha de prata
Miguel Moreira (11ºano) – medalha de prata
Miguel Santos (12ºano) – medalha de prata
Na classificação por países (18 no total), Portugal conseguiu um extraordinário segundo lugar o que lhe garantiu a sua melhor pontuação de sempre, e lhe valeu a distinção com a Copa Puerto Rico, que é atribuída ao país com a melhor evolução na classificação nos últimos três anos.
Como curiosidade destaco que foi precisamente o aluno mais novo deste grupo, David Martins, o responsável por trazer para terras lusitanas uma medalha de ouro, um feito extraordinário tendo em conta que todos os participantes concorrem em pé de igualdade.
Esta foi a 27ª edição das OIAM, onde Portugal obteve 136 pontos tendo superado largamente o recorde nacional anterior, que era de 108 pontos. O nosso país participa desde 1990 neste evento, e as equipas nacionais já arrecadaram duas medalhas de ouro, em 2007 e 2012, 11 medalhas de prata, 30 de bronze e 10 menções honrosas.
De realçar que a participação da delegação portuguesa nas competições internacionais é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e que a preparação e seleção dos alunos estão a cargo do Projecto Delfos da Universidade de Coimbra, liderado pela professora Joana Teles, que tem efetuado um excelente e rigoroso trabalho.
O ano de 2012 continua a ser profícuo para os nossos jovens alunos matemáticos, como já havia sido noticiado na Imprensa Regional por António Piedade, pois entre 8 e 15 de julho deste ano, em Mar da Prata na Argentina, uma equipa portuguesa conseguiu o melhor resultado de sempre em Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM): uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.
Pessoalmente, estou muito contente e satisfeito com esta e outras notícias que têm saído sobre o potencial científico dos nossos jovens. Dêem-lhes condições, acreditem neles, e verão que o limite é o céu! Isto vale tanto para a Matemática como para outras áreas do conhecimento humano. Pena que as condições que atualmente o país oferece a estes, e outros jovens de valor, sejam muito abaixo do que deveriam e poderiam ser!
Quem estiver interessado em saber mais detalhes pode ler o comunicado de imprensa da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
—————————————————————————————————–
Este é um artigo do autor-convidado, João Pedro Cesariny Calafate: Professor do Ensino Básico de Matemática e Ciências da Natureza, criador, coordenador e editor do projeto de educação/divulgação de ciência e tecnologia – Ciência com Todos.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Excelentes notícias… que nem o chegaram a ser.
Os telejornais deviam dar destaque a este tipo de feito, em vez de “perderem” tempo a noticiar mil e uma coisas sem interesse, mas que apelam à emoção e lhes garantem um bom share nas audiências.
Claro que nem todos os nossos alunos são bons a matemática, nem todos os professores desempenham bem a sua função. Mas acho que já vão sendo horas de abandonarmos a velha ideia de que a matemática é um bicho-papão…
Portugal tem profissionais brilhantes, ao nível dos melhores do mundo. Estes jovens certamente irão seguir-lhes as pisadas! Pena é que por incompetência de quem nos tem governado, ano após ano, não exista condições para os manter a todos ou quase todos por cá. Não imaginam o bem que faria ao país e do quanto ele precisa destes cérebros. E claro, parabéns aos nossos alunos medalhados mas não só: a todos aqueles que se esforçam e que se superam na escola (que não tem de ser necessariamente o aluno de nível 5 ou de 20 valores, mas porque não aquele que tinha negativa a Matemática e conseguiu subir para um ou dois patamares a cima).Deixo também uma palavra de apreço para todos aqueles professores que se esforçam diariamente por ensinar cada vez melhor a Matemática aos nossos jovens.
Parabéns aos alunos. (Pena eu não estar ali)
Parabéns aos alunos medalhados e aos Professores de Matemática de Portugal. :))