Mapa Geológico da Terra
Se a Terra fosse visível como a Lua, sem oceanos, florestas, casas, vegetação, etc, então veríamos a Terra como na imagem.
As reais cores da Terra seriam menos vivas, mas os geólogos avivaram mais as cores de modo a estas representarem formações rochosas no mapa.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
De facto quando se fazem cartas geológicas devemos ter em conta que existem certas regras a cumprir, por exemplo as cores, pois cada uma representa apenas um determinado elemento da carta.
No entanto existem cartas litológicas (as que representam os “calhaus” 🙂 ), estratigráficas (que deve ser a que colocaste no post e que representam períodos de tempo geológico) e lito-estratigráficas (a combinação das anteriores), solos, geotécnia, geoquímica, geofísica, etc… portanto podemos representar uma série de dados em cartas.
Se alguém quiser as cartas geológicas de Portugal terá se entrar em contacto com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG I.P.)
Já agora vai este site do exército para transformação de coordenadas
http://www.igeoe.pt/utilitarios/coordenadas/trans.aspx