No título do artigo: «Mancha solar vai ameaçar a Terra». No texto do artigo: «As manchas solares são regiões magneticamente ativas da fotosfera que provocam grandes explosões para o espaço interplanetário, mas a Terra não está em perigo.»
O Amor é fogo que arde sem se ver, o Sol é fogo que ameaça sem ameaçar. Adoro poesia.
Nas horas que se seguem, o Sol assemelhar-se-á ao valentão que grita «Segurem-me senão eu bato-lhe» na esperança de que haja alguém que o segure nem que seja com um pintelhésimo de força. Dito de outra forma: a nossa estrela é cão que ladra mas não morde. Perto de uma gigante vermelha, não passa de um Pinscher com a mania que os satélites são gatinhos atrevidos.
Mais vale ler outro tipo de notícias como esta segundo a qual o vinho pode aumentar os nossos níveis de testosterona. Esta já faz sentido para quem tem pêlos no peito e um garrafão na barriga.
Se calhar é isso que o título do artigo do DN Ciência quer dizer: a nossa estrela anda a beber uns copos a mais e começou a tornar-se agressiva, ameaçando tudo e todos. Felizmente para o destino da Humanidade e do nosso planeta tantas vezes condenado à moribundice aguda, aquilo é só o vinho a falar.
18 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Mais uma dúvida.
“Perto de uma gigante vermelha, não passa de um Pinscher com a mania que os satélites são gatinhos atrevidos.”
Há alguma gigante vermelha, ou outra estrela, ou outro que nos ameaça?
Obrigada
Ninguém nos ameaça 😉
Boa noite!
No comentário acima, você disse:
“Não. Sobre a Terra, isso é mentira.”
Por que sobre a Terra, há algum outro planeta, ou outro corpo celeste se expandindo?
Obrigada
Se ler os comentários a seguir a esse, percebe que falamos nas excepções Sol e o Universo no seu todo.
abraços
“Se ainda existir Humanidade”, o que pode acontecer antes?
Obrigado
Nós existimos há somente 200 mil anos. A Humanidade pode desaparecer e/ou evoluir para outra coisa nos próximos milhões de anos.
abraços
Olá,
Obrigado pela atenção Carlos, parabéns! Deixo aqui a minha confiança no site.
Abraços!
Olá, obrigado pelas respostas Carlos e Rui, sempre encontro respostas aqui.
Ouvi falar que é a Terra mesmo, mas pensei se fosse verdade, talvez quem ouviu essa informação e me falou, não tenha entendido perfeitamente. Mas, falando de sol, assisti á um program de TV, e uma pessoa disse que erraram os cálculos do calendário Maia em seis meses, e que em 01/06/13 o sol teria milhões de toneladas de tempestade, e aconteceriam coisas e que a Terra se dividiria em dois pólos, mas que ainda teria jeito, não entendi. Até que ponto isso é verdade (Se algo procede)? Ou seja, há alguma atividade nesse período, ou alguma coisa prevista para acontecer? Ou está tudo normal?
Obrigado pela atenção dada sempre pelos profissionais e contribuintes do site.
Também é mentira 😉
O Sol está num pico, mas um pico muito fraco. Não vai ter qualquer problema nem agora nem daqui a 6 meses.
E os Maias nem sequer sabiam o que era o Sol. Viam-no e pensavam que era um Deus. Quem inventa essas coisas ainda sobre os Maias está obviamente a querer enganar a população 😉
abraços!
Olá Carlos, boa tarde!
Ouvi falar que a Terra está se dilatando, e se expandirá. Até que ponto isso é verdade? Se é verdade. Gostaria de saber, por favor, o real.
Obrigado
Não. Sobre a Terra, isso é mentira.
abraços
RobertAC, não terá feito confusão com o ciclo de vida do Sol?
O Sol, como todas as estrelas, passa por um processo evolutivo que o levará, daqui a uns 4 ou 5 mil milhões de anos (como vê nada com que tenhamos que nos preocupar) a evoluir para uma fase de gigante vermelha. Aí sim, a Terra, ou mais propriamente a vida na Terra, correrá perigo.
Claro que se nessa altura ainda existir Humanidade, os nossos longínquos descendentes já terão evoluído social e tecnologicamente o suficiente para procurar outros locais para colonizar…
Tens razão, Rui.
Ou terá feito confusão com o Sol ou com o Universo 😉
abraços!
Saiu essa reportagem hoje num jornal brasileiro!!
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1232989
Será?
Por favor, leia os nossos artigos sobre o Sol.
Não acredite no que lê em jornais generalistas onde as pessoas que escrevem não sabem sobre o assunto 😉
abraços!
Há muito que sou um fã da forma como Marco Santos escreve, aqui num texto breve, mostra bem o seu humor e a sua ironia, colocando os pontos nos i. O Marco tem aqui também o dom de chamar as coisas pelo nome. Marco fico com uma dúvida, será que vão entender o chamamento?
looool bem explicado
Sem olhar para a contradição existente entre o título e o texto, só tenho a dizer que não entendo porque a jornalista do DN preferiu continuar a dar títulos sensacionalistas e alarmantes a um assunto que se sabe que nada tem de alarmante: o Sol anda muito calmo porque este ciclo é moderado.