A China levou a cabo o seu segundo lançamento orbital de 2009 ás 0255:05UTC do dia 22 de Abril ao colocar em órbita o satélite de detecção remota YG-6 YaoGan Weixing-6. O lançamento foi levado a cabo a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan por um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C.
Segundo os media Chineses, o novo satélite deverá ser utilizado para experiências científicas, análise dos solos, para estimativas der colheitas e para monitorização de desastres naturais. Poré, os analistas ocidentais crêem que este tipo de satélites são utilizados para por porpósitos de reconhecimento militar.
Analizando os anteriores lançamentos nesta série, pensasse que existem dois tipos de satélites: uma série equipada com radares e uma série de observação electro-óptica.
O primeiro YaoGan Weixingfoi lançado por um foguetão CZ-4CChang Zheng-4Cdesde Taiyuan a 27 de Abril de 2006. Na altura os detalhes acerca deste lançamento eram escassos, mas posteriormente foi revelado que este satélite foi o primeiro Jian Bing-5, equipado com um radar SAR.
O satélite YaoGan Weixing-2foi lançado a 25 de maio de 2007 por um foguetão CZ-2D Chang Zheng-2Ddesde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Mais uma vez as informações acerca deste satélite foram escassas, apesar de se pensar que este foi o primeiro satélite militar de observação electro-óptica que complementaria assim as observações do primeiro satélite da série.
A 12 de Novembro de 2007 era colocado em órbita o YaoGan Weixing-3 por um foguetão CZ-4C Chang Zheng-4C desde Taiyuan.Este satélite é referido como o segundo Jian Bing-3.
A 1 de Dezembro de 2008 era colocado em órbita o satélite YaoGan Weixing-4, o segundo satélite de observação electro-óptica, lançado por um foguetão CZ-2D Chang Zheng-2Ddesde Jiuquan, e a 15 de Dezembro do mesmo ano era lançado o YaoGan Weixing-5 por um foguetão CZ-4B Chang Zheng-4B desde Taiyuan. Crê-se que este seja o terceiro satélite SAR.
Situado na província de Shanxi, o Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan também é designado por Wuzhai. É principalmente utilizado para os lançamentos polares (satélites meteorológicos, de recursos terrestres e científicos). O centro está equipado com um centro de controlo e comando, um centro técnico e de telemetria e com sistemas de detecção e de comunicações. Existem dois complexos de lançamento em Taiyuan (LC1 e LC2).
O foguetão CZ-2C Chan Zheng-2C é um lançador derivado do míssil balístico intercontinental DF-5 Dong Fang-5 e pode ser lançado desde Jiuquan e de Taiyuan. O foguetão é um veículo a dois estágios que consomem propolentes hipergólicos. Tem um comprimento total de 35,15 metros, um diâmetro de 3,35 metros e uma massa total de 192000 kg. O primeiro estágio está equopado com quatro motores YF-20, tendo um comprimento de 20,52 metros e um tempo de queima de 122 segundos. O segundo estágio está equipado com um motor YF-22A e tem um comprimento de 7,50 metros e um tempo de queima de 130 segundos.
Últimos comentários