Para a homeopatia uma substância que cause sintomas numa população saudável, em quantidades diminutas, muito diminutas mesmo, pode reduzir os sintomas de doença em indivíduos. “A homeopatia tenta estimular os mecanismos de cura, reparação e renovação do organismo”. Ou seja, é como se fosse uma vacina mas sob a forma de água.
A Deco, na revista bimensal Teste Saúde, traz um estudo (reservado a assinantes) sobre mais de 1300 pessoas que usaram tratamentos homeopáticos. Metade dos inquiridos avança para a homeopatia ao mesmo tempo que mantém o tratamento convencional o que pode subverter os resultados.
Segundo o estudo 20% das pessoas recorrem a estes tratamentos para tratar problemas psicológicos e 19% para problemas de cansaço e perda de apetite.
Apresento a tabela sobre as reacções dos inquiridos:
Obviamente que os resultados poderão ter base na medicina convencional já que metade do grupo usou as duas alternativas como tratamento. Mas mesmo assim dá para ter uma noção.
O Infarmed autoriza a comercialização de medicamentos homeopáticos quando não anunciam propriedades terapêuticas e cuja dosagem não implica riscos. Então para que servem?
Os fabricantes optam, muitas vezes, por prescindir da indicação das propriedades terapêuticas para evitar os testes laboratoriais e clínicos e, ainda, o licenciamento rigoroso. Em caso de suspeita de perigosidade o Infarmed pode exigir os testes. Contudo as altas diluições tiram toda a perigosidade do medicamento homeopático.
No gráfico acima podemos, desta forma, ver resultados idênticos aos de um placebo.
Aqui, neste artigo da Proteste Brasil há um estudo que diz que “a maioria das pessoas que busca esse tratamento fica mais satisfeita com o atendimento atencioso do homeopata do que com os resultados.” (aqui)
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Amazing Randy da uma boa explicação sobre remedios homeopaticos com legendas em pt-br
http://www.youtube.com/watch?v=Xd23gBkhf9A
A cura da depressão pode ser explicada principalmente porque as pessoas que realizam estes tratamentos acreditarem mesmo neles e esquecerem a depressão. Agora, fora isso, é tão enganoso quanto muitas outras coisas do género.
Você está dizendo que as pessoas se sentem melhores por acreditarem? Mas isso não contradiz suas crenças.
“as pessoas se sentem melhores por acreditarem”
A isso chama-se placebo. Não tem a ver com crenças. É um efeito comprovado cientificamente. abraços!
[…] (fraude). Graviola (cancro, comentários). Aqua Detox, Hidrolinfa. Placebo (aqui, aqui, aqui). Nocebo. Terra Plana. Geocentrismo (conferência, documentário, Janeway). Terra Ôca. Fósseis de […]