Local onde 2 oceanos se encontram?

Crédito: Ken Bruland

Crédito: Ken Bruland

Estamos na era da informação.
Estamos também na era da desinformação. Com as redes sociais, basta existir uma imagem “cool”, que de repente vêem-se milhares de partilhas, mesmo que a informação esteja errada.

Crédito: Kent Smith

Crédito: Kent Smith

Na verdade, isto não é um local onde 2 oceanos se encontram. Muito menos estamos a falar do Mar Báltico ou do Mar do Norte.

O que se vê na imagem, é a água gelada (azul claro) vinda do degelo dos glaciares a encontrar-se com as águas do Golfo do Alasca (azul escuro).

map1003

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Carla Natasha on 03/09/2018 at 06:23
    • Responder

    Parem de inventar coisas da cabeça de vocês, ou se vcs sabem, ou “acham que sabem” pq vieram em busca de informação? Não são dois mares que se encontram, são as águas salgadas com as águas doces das geleiras, como diz o blog. E elas se encontram e se misturam, obviamente não se misturam no momento que se encontram, pq a água do oceano é maior que a água doce, então de pouco a pouco, vão se misturando! Pelo menos o que eu entendi!

  1. se fosse diferença de densidade (uma mais pesada e outra mais leve) o certo não seria não se misturar estando uma em cima e outra em baixo? compare água e álcool, água e óleo, ou qualquer componente com diferença de densidade…

  2. Preciso de uma explicação científica.

    1. Tal como está escrito no artigo:

      “O que se vê na imagem, é a água gelada (azul claro) vinda do degelo dos glaciares a encontrar-se com as águas do Golfo do Alasca (azul escuro).”

    • carlos a c cunha on 24/04/2018 at 15:37
    • Responder

    “as águas doces do Rio Potengi se encontram com as águas do mar e por quilômetros elas “caminham” lado a lado, separadas e aos poucos vão se encontrando à proporção que vai diminuindo a salinidade das águas do mar”. “caminham” por quilômetros? Será que vão juntinhas de Natal à João Pessoa?, E as águas do mar é que diminuem a salinidade para se misturarem com as águas do rio. Nem o Amazonas é tão poderoso.

      • Paulinha Silva on 18/06/2018 at 13:47
      • Responder

      Deixa de se fazer de desentendido, vc entendeu mto bem oq ele quis dizer com “caminham” e das águas se misy usarem aos poucos… ou se realmente ñ compreendeu oq o amigo disse, cala-te para ñ falar asneiras. Quer aparecer? Pendure uma melancia no pescoço q se sairá melhor!

    • Edróbledo José da Sllva on 17/12/2017 at 23:38
    • Responder

    Na verdade as águas dos dois oceanos se encontram, mas não se misturam e um dos motivos é a densidade das águas. Uma das águas é proveniente do degelo das montanhas de gelo existente no local, portanto mais leve do que as águas dos oceanos ou m,ares, que são salgados, mais pesadas. É um fato se não comum, pelo menos não é muito raro. Aqui em Natal – RN – Brasil as águas doce do Rio Potengi se encontram com as águas do mar e por quilômetros elas “caminham” lado a lado, separadas e aos poucos vão se encontrando à proporção que vai diminuindo a salinidade das águas do mar.
    Mas que é curioso isto é.

      • Carla Benarros on 03/09/2018 at 06:27
      • Responder

      Óbvio que se misturam, pq a água do oceano está em maior quantidade, se você vai na praia e pinga uma gota de óleo, ela vai se “misturar” com a água do oceano, pq tá em mais quantidade! Quimicamente falando não se misturam mas nesss caso, não faz muita diferença!

  3. Então essas aguás se misturam… Mas sempre teram essa cor clara e escura? Como funciona isso? Achei muito interessante…

    1. E nao de misturam a sua densidade sendo bastante difrente Faz com k n se misturem superficialmente domo tb a quantidade de sal Sendo bastante difrente faz com k haja turbulencia e correntes bastantes fortes…..dai ser proibido surfe e banhos

        • Jairo on 02/09/2019 at 13:45

        Este e oceano Bolsonaro que encontrou o oceano Lula eles não se misturam e isso …

    • Nuno José Almeida on 21/04/2013 at 01:33
    • Responder

    O que tinha lido no facebook era, ser o local correcto mas a dizer que as águas não se misturavam, que eu corrigi que era exactamente o oposto pois era o local onde as águas se misturavam, água doce e água salgada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.