Documentário ORIGENS

O canal público PBS, através da NOVA, transmitiu o excelente documentário Origens.
origins

Podem ler sobre este documentário, aqui e aqui.
Tem excelentes efeitos especiais, e é apresentado pelo Neil deGrasse Tyson, director do Planetário Hayden em NY.
O documentário está dividido em 2 DVDs, num total de 4 episódios de cerca de 54 minutos cada um. Os episódios são: “Nascimento da Terra”, “Origem e Evolução da Vida”, “Onde estão os extraterrestres?”, “De volta ao início” (sobre o Big Bang).
Vejam várias características do documentário, aqui.

O 2º episódio (Origem e Evolução da Vida) é, para mim, o melhor dos 4 episódios, e daí que é esse que mostro na disciplina que lecciono.
Podem ler a transcrição deste 2º episódio, aqui.
Notem por exemplo o facto de terem mostrado a história da Terra num relógio de 24 horas. De referir também, o tempo de vida dos Humanos, e a importância das cyanobacterias para estarmos aqui, para o oxigénio existente na Terra, e para as mudanças atmosféricas operadas no nosso planeta.

Ou esta parte:
“One of my favorites comes from a 17th century scientist who wrote down a recipe for creating life from scratch. Let’s see, it says here, “Take a dirty garment, place it in a vessel. Next add wheat.” Then, according to the recipe, after fermenting for 21 days, mice will appear fully formed.”

1 ping

  1. […] – Vida na Terra: origem com documentário. Origem da Vida. Alentejo. Evolução, comprovada, e mais notícias. Elo Perdido. Biodiversidade, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights