a nossa Lua

Lua

A APOD de 12 de Dezembro de 2008 mostrava esta Lua Cheia que foi a “maior” do ano, já que se encontrava no seu perigeu, o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. A foto foi tirada na Califórnia.
lua cheia

Dia 15 de Setembro de 2008, apareceu no céu a “Lua das Colheitas“.

Algumas culturas ocidentais associam-na esta imagem da Lua às colheitas. Há também variado folclore em torno desta Lua cheia, como o mito nórdico de que esta Lua cheia concedia ao povo as bençãos de fartura do deus Loki. Já os celtas chamavam-lhe Lua do vinho…
É inevitável pensarmos no romantismo destas histórias e mitos associados à Lua. Mas também há ciência. E essa explica a Lua cheia com base em números e a característica desta tem a ver com o estar próxima ao Equinócio de Outono…

Lua Azul no início do ano 2010:
lua azul
O ano novo trouxe um espectáculo diferente do habitual fogo de artifício: uma Lua Azul.
Apesar do nome, o fenómeno da “lua azul” não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia. Mais informações.

Vaso Lunar: uma Lua distorcida num efeito nomeado por Jules Verne.
Vejam esta Lua estranha e a sua explicação atmosférica na APOD:
moonrise big

Lua “fantasma”:
Lua Jupiter França
Excelente imagem na APOD – a Lua Bretã.
Na Bretanha Francesa vê-se uma Lua fantasmagórica – própria dos filmes em que os humanos se transformam em lobisomens
🙂
E no canto inferior direito vê-se o planeta Júpiter rodeado pelas famosas 4 luas Galileanas (Io, Europa, Ganimedes, Calisto).

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Oii, tbm sou nova aqui mais queria saber : Existe outros planetas em que talvez poderiamos viver sem ser a terra ? ;S Obg

    1. Não.

      Sugiro a categoria de exoplanetas.

      abraços

  2. Caracas! A ultima foto me impressionou!

    Olhem ali Jupiter com os seus quatro maiores satélites… :O

    • Marcelo Demonico on 18/02/2012 at 21:00
    • Responder

    Boa tarde Carlos Oliveira, sou visitante novo em seu site, e gostaria de saber se existem mesmo estruturas alienigenas na Lua. E qual apossibilidade de visualizar isto a partir da Te
    rra sem depender da Nasa.

    1. Boa Tarde,

      Não, não existem.

      A NASA envia sondas.
      Outras agências espaciais, como por exemplo Indiana, Chinesa, Japonesa, etc, também enviam sondas. Não precisa acreditar na NASA. Veja as imagens das outras agências 😉

      Por outro lado, pode também comprar um telescópio potente e visualizar a Lua, como fazem todos os dias milhares de astrónomos amadores, percebendo que não existe nada por lá.

      abraços

  1. […] – Lua: imagens. Face Visível e Distante. Libração. LCROSS. Lua em forma de U. Necessidade fisiológica na Lua. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights