Carlos Oliveira na FNAC

digital

Estive na FNAC de Braga a 23 de Maio de 2009.
O título da actividade foi: “Existe vida Extra-Terrestre?“.
Com uma história de pelo menos 2.500 anos, a procura de vida extraterrestre é um assunto que tem fascinado muitas pessoas.
FNAC 1
Segundo o texto do Jorge Fonte:
“Ontem, dia 23 de Maio, Carlos Oliveira esteve na Fnac de Braga para mais uma palestra sobre o tema do momento – astrobiologia. O nome da apresentação foi: “Existe vida extraterrestre?“. A actividade, que foi organizada pela Orion, começou às 22 horas e contou com a presença de cerca de 50 pessoas. Como é seu hábito, Carlos Oliveira rompeu convenções e iniciou a actividade abrindo logo a sessão de perguntas. Apesar de algum receio inicial do público presente, logo que se fizeram as primeiras questões nunca mais pararam até ao encerramento da loja. As últimas conversas já foram depois da meia-noite no Bar Sagres, em Braga.
A primeira questão surgiu por parte do André, o sócio da Orion com maior número de presenças nestas actividades. Com apenas 7 anos e com a curiosidade típica da idade, o André quis saber se existiam OVNIs. Depois surgiram outras intervenções, como a de Marco Marlier que colocou algumas questões relacionadas com os extraterrestres na sétima arte e alguns filmes de ficção científica. Entre outros temas destaca-se a definição de zona habitável, tendo João Vieira lançado a provocação sobre a existência ou não de um conceito de vida, consensual para toda a comunidade cientifica. Até ao fim da sessão ainda houve tempo de falar sobre a descoberta de exoplanetas, ouvir a versão de Carlos sobre a história dos Dogons e de analisar a equação de Drake. Perto da meia noite o director de comunicação da Fnac segredou-me ao ouvido que a sessão tinha de acabar pois a Fnac ia fechar. Assim, um grupo de 7 pessoas ainda continuou a discussão numa mesa do bar Sagres até cerca das 2 da manhã.”

FNAC 2

2 pings

  1. […] de Coimbra. Revista C. Prémio. Curso no Porto e Açores. Astrobiologia. Ensino. Pai Natal. Jantar. FNAC. Salesianos. Em Busca dos Nossos Vizinhos Cósmicos (crenças). Da Terra a Marte. Do infinitamente […]

  2. […] eu que estou na posição de ensinar aos alunos. Tal como faço em várias palestras (como podem ler aqui), também nas aulas sou um bocado “diferente”. Na disciplina de astrobiologia que […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights