Boletim Em Órbita

Está disponível uma nova edição do Boletim Em Órbita em www.zenite.nu/orbita. Nesta edição (n.º 80 – Setembro de 2008) podemos encontrar as habituais secções do boletim relacionadas com os lançamentos não tripulados (levados a cabo no passado mês de Agosto), novos objectos catalogados em órbita, regressos e reentradas, próximos lançamentos tripulados e futuras expedições à ISS, estatísticas do voo tripulado e a Cronologia Astronáutica, num trabalho de Manuel Montes.
Para além das habituais secções, esta edição do Boletim Em Órbita está composta de três artigos. O primeiro tem como tema os detritos espaciais. “Detritos Espaciais”, um trabalho de Paul Maley, fala-nos dos vários acontecimentos importantes relacionados com a reentrada de satélites e partes dos lançadores. Este é um problema que se torna cada vez mais importante para a exploração espacial e que merece já a atenção das várias agências espaciais.
“NASA irá explorar uma ‘camada secreta’ do Sol” é um artigo do Dr. Tony Philips e Dauna Coulter no qual se descreve um projecto da NASA para estudar a denominada ‘região de transição’ do Sol, uma zona onde os campos magnéticos superam a pressão da matéria e dominam os gases solares.
“O Cosmódromo da Kapustin Yar” é um artigo de Rui C. Barbosa no revê a história do primeiro cosmódromo soviético, local de testes dos primeiros mísseis desenvolvidos por Korolev e outros.
O Boletim Em Órbita é a primeira publicação electrónica em português inteiramente dedicada à Astronáutica e Exploração Espacial. Tem uma periodicidade mensal (mais ou menos…) e a sua distribuição é gratuita. O Boletim está aberto à colaboração dos leitores e todos aqueles que queiram escrever artigos para sua publicação deverão entrar em contacto com o editor.

Está disponível para download em www.zenite.nu/orbita a mais recente edição do Boletim Em Órbita n.º 81, a primeira publicação electrónica sobre a Astronáutica e a Conquista do Espaço em português.
O n.º 81 do Em Órbita contém um artigo alargado sobre a missão espacial Shenzhou-7 e o desenvolvimento espacial da China. Nesta edição surgem também os artigos relacionados com os lançamentos orbitais levados a cabo em Setembro e as usuais secções do boletim (Novos objectos catalogados em órbita, Regressos / Reentradas, Cronologia Astronáutica, Estatísticas do Voo Espacial, etc.)
O Boletim Em Órbita tem uma edição mensal e a sua distribuição é gratuita.

Está disponível para download a edição do Boletim Em Órbita n.º 82 em www.zenite.nu/orbita.
Esta edição do boletim tem como principais artigos de interesse: “Soyuz TMA-13”, o lançamento de uma nova expedição para a ISS, “World Space Week 2008”, um trabalho de José Roberto Costa que nos conta como é possível fazer a divulgação do sonho espacial com meios mínimos e muita força de vontade, “Os foguetões CZ-2F/G e CZ-2F/H”, os novos vectores que irão lançar os próximos taikonautas.
Entre os habituais artigos relacionados com os lançamentos orbitais destaque para o lançamento da sonda IBEX, para explorar os limites do Sistema Solar, e para o lançamento da sonda lunar indiana Chandrayaan-1.

capa84
Está disponível para download a edição do Boletim Em Órbita n.º 84. Nesta edição podemos encontrar dois artigos especiais, sendo um relacionado com as estatísticas dos lançamentos orbitais levados a cabo durante o ano de 2008 e um outro artigo escrito por que nos conta a história do Projecto Manhigh que levou o Homem aos limites do espaço.
Nesta edição estão presentes também as usuais secções do nosso boletim.
O Boletim Em Órbita está disponível em www.zenite.nu/orbita e a sua distribuição é gratuíta!
O Boletim Em Órbita tem uma edição mensal e está aberto à colaboração dos leitores que podem submeter artigos para publicação.

Microsoft Word - Em Orbita 87 Abril de 2009.doc
Está já disponível para download a mais recente edição do Boletim Em Órbita, a primeira publicação electrónica em português dedicada à Astronáutica e à Conquista do Espaço.
Nesta edição do Em Órbita (n.º 87 – Abril de 2009) destaco três artigos de grande interesse. O primeiro é a descrição da missão espacial STS-119 levada a cabo pelo vaivém espacial Discovery no passado mês de Março. Este artigo é da autoria de Manuel Montes.
Na secção dedicada aos lançamentos orbitais não tripulados podemos encontrar dois artigos que destaco em particular: primeiro entitula-se ‘Kepler – Em Busca de Outras Terras‘ e faz uma descrição pormenorizada desta única missão espacial. O segundo artigo denomina-se ‘GOCE, para o estudo da Terra e dos seus oceanos‘ e é inteiramente dedicado a esta missão espacial europeia que é descrita em pormenor.
O Boletim Em Órbita tem uma edição mensal, ou quase (!), e está aberto à colaboração dos seus leitores que podem submeter artigos para publicação. A sua distribuição é gratuíta e está disponível no sítio www.zenite.nu/orbita.

Microsoft Word - Em Orbita 88 Maio de 2009.doc
Está já disponível para download a mais recente edição do Boletim Em órbita no seu n.º 88 correspondente ao mês de Maio de 2009.
Nesta edição do Em Órbita podemos encontrar um extenso artigo relacionado com a missão espacial Soyuz TMA-14 que transportou três novos ocupantes para a ISS.
Especial destaque para o artigo relacionado com a tentativa falhada da Coreia do Norte para colocar um satélite em órbita, para além de mais sete artigos relacionados com os lançamentos orbitais que tiveram lugar em Abril de 2009.
Finalmente poderão encontrar os usuais artigos do boletim relacionados com a catalogação de novos objectos em órbita e com a reentrada de alguns desses objectos.
O Boletim Em Órbita é a primeira revista electrónica em português inteiramente dedicada à Astronáutica e ao Voo Espacial. A sua distribuição é mensal e gratuita, estando disponível em www.zenite.nu/orbita.

Edição do Boletim Em Órbita, n.º 89.
Microsoft Word - Em Orbita 90 Julho de 2009.doc
Está disponível para download a edição do Boletim Em Órbita n.º 90.
O Boletim Em Órbita é a primeira publicação electrónica sobre a Astronáutica e a Conquista do Espaço em português, e é publicada mensalmente estando disponível de forma gratuita.
Para além das usuais secções do boletim, nesta edição podemos encontrar:
STS-125 Atlantis, a última visita ao telescópio espacial Hubble“, um artigo de Manuel Montes, divulgador espanhol de ciência.
A missão Soyuz TMA-15“, a Soyuz TMA-15 marcou um marco importante na conquista espacial ao transportar três tripulantes para a ISS elevando a sua tripulação permanente para seis pessoas.
Memórias dos Anos 50 (V)“, por John Chukman – a quinta e última parte de uma excelente colecção que nos faz recuar até aos anos 50 e ao início da conquista espacial.
Herschel e Planck, desvendando os segredos do Cosmos“, na secção relativa aos lançamentos orbitais levados a cabo em Maio de 2009 um detalhado artigo sobre a missão destes dois observatórios da ESA.

Microsoft Word - Em Orbita 92 Agosto de 2009.doc
Está já disponível para download a mais recente edição do Boletim Em Órbita, nº 92, a única revista electrónica em português dedicada á Astronáutica e á Conquista do Espaço.
Nesta edição do Boletim Em Órbita destacam-se os quatro artigos relativos aos lançamentos orbitais que tiveram lugar em Junho de 2009 e em especial ao lançamento das sondas Lunar Reconnaissance Orbiter e LCROSS.
Estão também disponíveis as usuais secções do boletim.
O Boletim Em Órbita tem uma edição mensal e a sua distribuição é gratuíta através do sítio www.zenite.nu/orbita.

Microsoft Word - Em Orbita 93 Setembro de 2009.doc
Está disponível para download o Boletim Em Órbita nº 93, a única publicação em português dedicada à Astronaútica e à Conquista do Espaço.
Este número do Em Órbita apresenta um artigo relacionado com a missão Gaia da agência espacial europeia que deverá ser lançada em 2011.
Outro artigo interessante descreve a missão espacial STS-127 levada a cabo pelo vaivém espacial Endeavour no passado mês de Julho.
Nesta edição do boletim encontram também os habituais artigos referentes aos lançamentos orbitais não tripulados levados a cabo no mês de Julho.
O Boletim Em Órbita tem uma edição mensal e a sua distribuição é gratuíta estando disponível em www.zenite.nu/orbita.

Recordamos que o Boletim Em Órbita pretende alargar a sua equipa de colaboradores com a introdução de novos elementos para novas secções que pretende criar a partir do próximo mês de Janeiro de 2010.
Um dos colaboradores ficará responsável pela secção de notícias curtas relacionadas com as actividades espaciais, escrevendo pequenos artigos nos quais sejam focados os principais acontecimentos do mês.
Um outro colaborador deverá ter conhecimentos de língua castelhana estando responsável pela tradução dos artigos relacionados com as missões dos vaivéns espaciais e que são da autoria do divulgador espanhol Manuel Montes.

Microsoft Word - Em Orbita 94 Outubro de 2009.doc
Está disponível para download a mais recente edição do Boletim Em Órbita, nº 94, a primeira revista electrónica em português inteiramente dedicada à Astronáutica e à Conquista do Espaço.
O n.º 94 referente ao mês de Outubro de 2009 tem como principais artigos de interesse:
Solar Probe Plus, a missão Solar Probe Plus será uma missão histórica e extraordinária, levando a cabo do que é indiscutivelmente a última região do Sistema Solar que será visitada por uma sonda espacial, a atmosfera exterior do Sol.
Lançamentos orbitais no mês de Agosto de 2009 com dois extensos artigos relacionados com os foguetões lançadores Naro-1, da Coreia do Sul, e Chang Zheng-3B, da China, além dos restantes artigos sobre os satélites que foram colocados em órbita nesse mês.
Estão também presentes as habituais secções do Boletim Em Órbita que tem uma edição mensal (mais ou menos) e que está disponível de forma gratuíta em www.zenite.nu/orbita.

O Boletim Em Órbita pretende alargar a sua equipa de colaboradores com a introdução de um novo elementos para a secção ‘Ignição’. Este colaborador ficará responsável pela secção de notícias curtas relacionadas com as actividades espaciais, escrevendo pequenos artigos nos quais sejam focados os principais acontecimentos do mês. Convém também referir que o Boletim Em Órbita está aberto a colaborações por parte dos leitores que pretendam submeter artigos relacionados com as viagens espaciais e a Conquista do Espaço. Estes artigos depis de revistos, poderão ser editados e publicados no Boletim Em Órbita. Os interessados deverão contactar o editor do Boletim Em Órbita através do email de contacto disponível no sítio do boletim ou contactando directamente o editor.

1. […] – Boletim em Órbita: revistas. Baikonur […]