Etimologia: SATÉLITE

A palavra que serve para denominar um corpo celeste que gira ao redor de outro, chamado principal, veio do latim satelles (plural: satellites), cujo significado original vem de meados do século XVI. Esta palavra era para designar alguém que vivia sob a proteção ou guarda de outro.

É de se imaginar que a primeira pessoa a utilizar esta palavra na Astronomia seria o astrónomo Galileu Galilei assim que ele descobriu as luas de Júpiter em 1610, mas o descobridor resolveu denominar os corpos que acompanhavam o planeta gigante de Sidera Medicea (Estrela dos Médicis), em honra à Família Médici, cujo integrante era grãoduque, ex-aluno e patrono do famoso astrónomo.

O primeiro a chamar de satélite os corpos próximos de Júpiter foi o não menos famoso Johannes Kepler, em 1611. Somente em 1665 que a palavra satélite ganhou o significado “planeta que orbita um maior”. Séculos mais tarde, em 1936, a mesma palavra serviu para denominar teoricamente um objeto feito pelo homem para orbitar a Terra, o que se tornou fato em 1957 com o lançamento do Sputnik 1.

1 ping

  1. […] – Etimologia: Planeta. Satélite. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights