As fases e os movimentos de libração da Lua em 2011

Imaginem que a Terra era transparente e que permaneciam durante um ano no seu centro a observar a Lua. Que mundanças veriam no seu aspecto?
É óbvio que seria impossível (e aborrecido) concretizar esse exercício, mas se o pudessem realizar, certamente iriam constatar que a Lua não mostra sempre rigorosamente a mesma face. Devido às oscilações do seu eixo de rotação e à inclinação da sua órbita, a companheira da Terra executa uma série de movimentos laterais que expõem pequenas fracções da sua face mais distante. Este fenómeno tem por nome libração e permite-nos a observação a partir da superfície terrestre de cerca de 59% da superfície lunar.
Para nos ajudar com este exercício, o Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio criou uma animação com dados obtidos pela Lunar Reconnaissance Orbiter, que mostra o aspecto da Lua a partir de uma posição geocêntrica durante todo o ano de 2011. O vídeo decorre em menos de 3 minutos, pelo que cada lunação fica completa ao fim de 12 segundos.
Apreciem…

1 ping

  1. […] – Lua: imagens. Face Visível e Distante. Libração. LCROSS. Lua em forma de U. Necessidade fisiológica na Lua. Azul. Super-Lua: definição, maior […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights