Mimas e o segredo das esferas

Mimas – Saturno I: Satélite Natural

Mimas, uma pequena lua de Saturno, foi descoberta pelo astrônomo William Herschel em 18 de junho de 1789. No hemisfério que comanda o movimento orbital, a cratera Herschel é proporcionalmente – em relação ao tamanho do astro – a maior estrutura de impacto do Sistema Solar, ela tem 130 km de diâmetro e 9 km de profundidade. Ela da ao satélite um aspecto que lembra a “Estrela da Morte” da saga Star Wars.

Mimas é especial porque é o menor objeto esférico do Sistema Solar, com 397 km de diâmetro. Feita de gelo exteriormente e um pouco de rocha no interior, o satélite é uma referência de qual é o tamanho mínimo para um corpo se tornar esférico sobre efeito da própria gravidade – equilíbrio hidrostático.

Ela nos referencia também qual pode ser o tamanho mínimo para a classificação de asteróides plutóides ao status de Planeta-Anão, dada a dificuldade atual em observar todas as suas características físicas. A referência funciona apenas para astros de gelo, já que objetos rochosos exigem uma massa maior para que a gravidade vença a forma de corpo rígido e o torne esférico – o gelo é mais fácil de ser moldado pela gravidade do que a rocha. Razão essa pela qual astros rochosos maiores que Mimas, como os asteróides Palas e Vesta, não tenham atingido uma forma esférica tão regular, embora a certeza àcerca da forma de Vesta ainda seja discutida devido ao acidente geográfico de sua cratera gigante.

Comparação – > Vesta: 530 km; Encelados: 504 km; Miranda: 478 km; Mimas: 397 km

• Pedro Coutinho on 21/07/2012 at 22:19

Não esquecer que Mimas sofre efeito de maré da gravidade de Saturno, o que facilita a diferenciação e a passagem para uma forma esférica, ao contrario de Vesta, que se passeia sozinho pela cintura de asteroides e é um corpo inerte.

• Jonatas Almeida da Silva on 23/07/2012 at 13:30

É verdade, muito bem lembrado.

1. […] lagoas, pântanos, oceano interior, Terra Média, Terra Média). Encélado (notícias, geysers). Mimas. Prometeus. Hiperião. Phoebe. Methone. Metone. Outras luas. Mais luas de Saturno. Grandes luas. […]