Primeiros planetas descobertos a orbitar estrelas como o Sol em aglomerados estelares

Messier 44, também conhecido como Praesepe, M44, NGC 2632, Cr 189, ou Beehive Cluster, é um aglomerado de estrelas próximo do Sistema Solar – a somente cerca de 550 anos-luz da Terra.
O aglomerado inclui cerca de 1000 estrelas relativamente próximas entre si, e tem uma idade de cerca de 600 milhões de anos.

Foi nesse aglomerado de estrelas que foram pela primeira vez descobertos planetas a orbitar estrelas semelhantes ao Sol.
Os planetas descobertos são dois – Pr0201b e Pr0211b -, ambos gigantes de gás, como Júpiter. Na verdade fazem parte dos chamados “Hot Jupiters” – estão muito próximos das estrelas-mãe, sendo que Pr0201b tem uma órbita anual de 4,4 dias e Pr0211b orbita em 2,1 dias -, sendo assim demasiado quentes para sequer podermos pensar em potencial habitabilidade. No entanto, somente a sua descoberta já é um marco na astrobiologia, já que demonstra que planetas se podem formar numa variedade enorme de ambientes, até mesmo em aglomerados de estrelas.

Fica só mais uma ideia inspiradora: se vivêssemos nesses planetas, olharíamos para o céu e veríamos o céu carregado de estrelas… muito mais estrelado e muito mais brilhante que as nossas noites na Terra.

Leiam em inglês, aqui e aqui, e o artigo científico.

1. Uma civilização inteligente, que tenha a ‘sorte’ de nascer nesta zona, quando tiver que resolver o problema das viagens interestelares, terá – ou têm!!! -, o trabalho facilitado, já que tem que percorrer, distâncias menores!!!

2. De referir ainda que, segundo a teoria mais aceite de formação planetária, os planetas descobertos, Júpiteres Quentes, formam-se preferencialmente em torno de estrelas ricas em “metais”, elementos mais pesados que o hidrogénio e hélio. De facto, as estrelas do enxame M44 são mais ricas em metais do que o Sol.

• Ricardo André on 17/09/2012 at 01:01

Conclusão: num suposto planeta terrestre a orbitar uma estrela semelhante ao Sol, a zona habitável deveria ser ligeiramente mais afastada da estrela, visto que mais radiação de fundo recebe esse planeta. Ou então, sua temperatura média seria ligeiramente mais alta, tendo as mesmas condições que a Terra. Isto é, supostamente, pois sei que muitas vaiáveis estão em jogo. Até mesmo a Terra já teve temperaturas médias altíssimas e baixíssimas.

1. […] Negro. Centro da Galáxia. Centro Galáctico. Outra Galáxia. Enxame Estelar e Aglomerado Estelar (Beehive Cluster, Pr0201b e Pr0211b). Vega. Estrelas como o Sol têm planetas (gráficos). 17 bilhões de planetas […]