Cratera de impacto Popigai com milhões de diamantes

A Rússia acaba de tornar pública uma informação que se manteve classificada durante muitos anos: a cratera de impacto Popigai na Sibéria contém centenas de milhares de toneladas de diamantes!

A cratera de impacto Popigai foi formada há cerca de 35 milhões de anos e tem um diâmetro de 100 km.

Este tipo de diamantes são conhecidos como “diamantes de impacto”, e pensa-se que serão produzidos quando um meteoro atinge um depósito de grafite, a uma velocidade muito elevada.

As pressões de choque do impacto terão transformado instantaneamente a grafite no solo em diamantes num raio de cerca de 13,6 km do ponto de impacto. Os diamantes têm cerca de 0,5 a 2 mm de diâmetro com alguns excepcionalmente a chegar aos 10 mm de tamanho. Segundo a informação veiculada, as reservas de diamantes são da ordem dos triliões de carats (centenas de milhares de toneladas), o suficiente para abastecer o mercado mundial durante 3000 anos!

Os diamantes da cratera Popigai são cerca de duas vezes mais duros que as gemas usuais e têm características abrasivas incomuns o que os torna extremamente úteis para aplicações industriais e científicas.

diamonds

Podem ler mais sobre esta notícia, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

localiz

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Essa informação já tinha sido divulgada a muuuito tempo atrás, tanto que, já existe uma mina de extração de diamantes no local, se não me engano, a maior mina a céu aberto do mundo. =)

    • Sérgio Silvestre on 28/04/2014 at 01:08
    • Responder

    Oh sua Excelência Sr. Meteorito faça o favor que cair aqui no meu quintal por favor !! 🙂

  2. oh lugarsinho abençoado e esse em ve se nao da vontade de estar la bom pelo menos eu queria estar so para pegar metade daqueles diamantes e nao estaria nem ai se o governo de la nao deixasse aqueles diamantes mudariam minha vida para sempre imagina vei como seria massa nao e kkkkkkkkkkkk de BIANCA LIMA beijinhos smak.

    • Fernando Simões on 18/09/2012 at 13:09
    • Responder

    Está na hora de emigrar para Popigai. LOL
    Agora mais a sério, se os diamantes tem a qualidade e existem nas quantidades que tem sido indicadas, um dia destes começamos a comprar diamantes no supermercado.

  1. […] Canadá. Meteoritos. 2008 TC3. China. Estátua Budista. Missões. Diferenças. Formas de Desviar. Cratera de impacto com diamantes. Sessão de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights