Michael Shermer fala sobre as crenças em coisas estranhas

Michael Shermer explica porque as pessoas gostam de acreditar em coisas falsas:

(se não estiver automaticamente, em baixo cliquem em “languages” e escolham as legendas em português)
(e cliquem no canto superior direito para ampliarem o vídeo)

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 25/09/2012 at 11:11
    • Responder

    Achei fantástico este video. E apesar de já estar em idade avançada acredito, e sempre acreditei, na Ciência.
    O que hoje ainda não se pode explicar,há de vir a ter a sua explicação. Temos que pensar na juventude do ser inteligente, relativamente à idade do Universo.
    Vou partilhar esta página.
    Abraços.

  1. Boa! O ser humana acredita em coisas estranhas porque isso é um necessidade de instinto primitivo na humanidade desde seu inicio, eu por exemplo creio muito em Deus, houve até casos de cura inexplicaveis em minha familia devido ao que as pessoas e a palavra de Deus chama de fé.
    Agora se a fé é algum tipo de energia ou força isso eu não sei, mas se ela causa milagres e espanto na ciência dos homens, é porque talvez ela seja uma ciência inexplicavel, ora… os próprios sacerdotes do Egito antigo e de outras localidades da humanidade desigvam a ciência do impossivel como ciência dos mistérios, por que o nome ciência dos mistérios?
    Seria a ciência dos mistérios algo tão avançado assim, a ponto de nos deixar de cabelo em pé? Essa ciência pode não entender a ciência de Darwin ou de Newton, mas ela explica como foi possivel que um pedaço de pau se transformasse em serpente, como no caso de Moisés que jogou o pau e ele se transformou em serpente, tudo graças a fé.
    E como eu posso explicar as milhares de curas que ocorrem nessas igrejas pentecostais e catolicas carismaticas? Eles dizem que a fé faz isso, mas como? Que ciência mais avançada é essa que se chama fé? Seria ela uma particula sub-atômica? Seria ela uma força? Seria ela uma grandeza? Seria ela uma energia? Ou seria ela tudo isso ao mesmo tempo?

    1. Essas curas estão perfeitamente explicadas: chamam-se Placebo e vigarices.
      http://www.astropt.org/2011/06/03/placebo/
      http://www.astropt.org/2011/06/10/milagres-a-venda/

      Já agora, agradecia que nos parasse de insultar, de nos chamar ateus, e de enviar inúmeros comentários sempre a falar de religião. Todos irão para SPAM porque se está a mostrar como um troll.
      Este é um local de conhecimento, de ciência, e não um local para vir debitar as suas opiniões religiosas. Nós não estamos interessados nas suas crenças religiosas.
      Por outro lado, este é um local de conhecimento, onde as pessoas são crentes em diferentes coisas. Temos até um autor que vai ser padre. Por isso, pare de julgar e generalizar, se não faz a mínima ideia do que fala.

      Obrigado.

    2. Darwin

      Você ainda acredita em pedaços de pau que se transformam em serpente? Estamos no Século XXI, amigo, quase todo mundo sabe que isso é lenda, mito, invenção, contada de geração em geração entre pré-históricos até os dias de hoje para dar poder a um personagem mítico.

      E por falar em pedaços de pau, a Fé é como uma muleta que ajuda uma pessoa a se manter de pé em momentos de muita dificuldade, Ela tranquiliza, ela ajuda a acalmar o sistema nervoso na expectativa de dias melhores, ela ajuda o Sistema Parassimpático a amenizar o estresse da situação, ela então permite que o sistema emocional não interfira no processo natural de melhora de saúde, ela ajuda uma mente a não se estressar num problema financeiro, Já sabemos que os hormônios do estresse só são úteis para fugirmos do ataque de uma presa, não para melhorarmos de saúde, então a Fé se não ajuda diretamente, pelo menos ajuda a eliminar o fator estresse do processo de melhora. A Fé não “ativa” seres superiores nem anjos para fazerem uma cura, que alguns picaretas modernos chamariam de “cura quântica”, ela apenas ajuda a tornar a vida de muitas pessoas menos turbulenta, fato que obviamente pode repercutir numa melhor qualidade de vida.

      Uma pessoa todo tempo estressada é uma repercussão no corpo (mais negativa), outra repercussão (mais posiitiva) é uma pessoa sem estresse por causa da Fé dela ou qualquer outra causa, por exemplo, uma pessoa que medita ou é bem “treinada” para a vida.

      Mas a Fé não pode ser burra, porque ter Fé num chazinho para curar apendicite é uma Fé burra, a pessoa vai morrer por causa desse tipo de Fé.

      Entendeu a diferença? Vemos muito esse tipo de Fé, a burra, não só em situações de saúde mas em outras situações de vida. Esse tipo de Fé é um problema.

      Não use a Fé como causa de curas inexplicáveis, só existe cura inexplicável porque ainda não chegou o conhecimento suficiente para entendê-la. Com o tempo saberemos melhor cada processo de cura e se explicará definitivamente tudo, e não está distante não, se você é novinho terá sorte, verá isso acontecendo nas próximas décadas, se terá cura de qualquer coisa, inclusive poderá prescindir da Fé.

      As civlizações passadas usavam muito de mágica e arroubos de divindades para explicarem as coisas, mas não sabiam de quase nada sobre o corpo humano e dos processos dele. Os egipcios embalsamavam os faraós sem cérebro, sabe por que? Porque a crença da medicina deles não tinha lugar para o cérebro, eles achavam que a consciência não estava no cérebro, que tudo estava no coração. Então o cara embalsamado vai despertar na outra vida (como eles acreditavam) sem cérebro? E vai fazer o quê? Essa eu queria ver. Eles achavam que tudo estava no coração, mas hoje se sabe que é o contrário, comprovadamente, que inclusive o sentimento de amor está no cérebro e na mente,

      Então não dê poder a nada do passado, não dê poder a mitos, a lendas, isso tudo são invenções da mente dos tempos que não se tinha conhecimento das coisas, Quanto mais ao passado se vai, menos verdades e menos conhecimento tinham. Se aquele conhecimento valesse mesmo, se funcionasse mesmo, até hoje estaria aí. Do muito passado, o que funcionou é quase nada.

  2. hahahah excelente homem

  3. Tem um livro dele em português sobre esse assunto.

    “Por que acreditam as pessoas em coisas estranhas” – Replicação

  1. […] Animais. Expressões. Ciência vs. Religião. Páscoa. Crenças improváveis. Crenças adultas. Michael Shermer. Acima de Deus e Morte. Morte. Funeral. Hélio. Islão. Criacionismo (fraude). Debate entre Bill […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights