Bohr

O Google lembra-nos que hoje celebra-se o 127º aniversário de Niels Bohr.
Bohr nasceu a 7 de Outubro de 1885, em Copenhaga, na Dinamarca.

Para quem não sabe, lembro que Niels Henrick David Bohr foi um gigante da física, que nos permitiu compreender a estrutura do átomo e nos deu passos de gigante para a compreensão da física quântica, sem a qual o mundo moderno como o conhecemos seria inexistente.
Bohr foi um dos gigantes sobre o qual se apoiaram outros gigantes, como Einstein, Broglie, Schrödinger, Heisenberg, Pauli, etc.

Bohr também é famoso por responder a Einstein. Quando Einstein disse que “Deus não joga aos dados” devido à sua antipatia em relação à quântica (Einstein defendia o determinismo das leis científicas), Bohr respondeu-lhe que Einstein devia parar de dizer a Deus o que fazer.

1. Interessante também um artigo sobre o período intitulado por alguns historiadores como sendo a “Monocracia da Escola de Copenhague na Filosofia da Mecânica Quântica” (nos saudosos e boêmios anos 50) entre Hugh Everett III (na época, jovem estudante de doutorado em Física Quântica), Archibald Wheeler (seu orientador) e Niels Bohr.

Vale a pena esta (re)leitura. 😉