Vida encontrada dentro da Terra

Pela primeira vez, os cientistas descobriram micróbios que vivem dentro da crosta oceânica – dentro da rocha que existe no fundo oceânico. Esta crosta tem uma espessura de vários quilómetros e cobre 60% da superfície do planeta.
Os micróbios sobrevivem utilizando hidrogénio, formado devido à água passar pela rocha rica em ferro, e convertendo dióxido de carbono em matéria orgânica. Este processo chama-se quimiossíntese, que se distingue da fotossíntese ao utilizar neste caso o ferro em vez da luz solar para o mesmo propósito – ou seja, este processo produz matéria orgânica através de substâncias inorgânicas, sem necessidade de luz solar.

Crédito: Miguel Correia

Crédito: Miguel Correia

Estes microorganismos formam um extenso ecosistema (bactérias, fungos, etc) que vive na total ausência de luz e de todas as condições que consideraríamos apropriadas para a vida.
Basicamente, eles estão isolados para o exterior e, para eles, é completamente irrelevante o que acontece à vida cá fora.

Mark Lever, principal investigador deste estudo diz: “A água reage provavelmente com compostos minerais e ferro, e liberta hidrogénio. Os microorganismos utilizam o hidrogénio como fonte de energia para converter dióxido de carbono em material orgânico.”

Esta crosta basáltica no fundo dos oceanos foi provavelmente o primeiro sítio a ter vida. Seguidamente terão aparecido as bactérias que utilizam metano perto das chaminés negras.

Os extremófilos continuam a surpreender-nos…

E com as surpresas vem a pergunta: o que encontraremos na lua de Júpiter, Europa?

Leiam em inglês na Live Science, Nature e artigo científico.

2 comentários

1 ping

    • Emílio Heringer on 08/04/2013 at 01:28
    • Responder

    Eu amo o estudo da vida abaixo da terra.

  1. Estas descobertas faz-me pensar que a vida em si é uma constante, afinal a cada descoberta alargam as condições ideais para que haja vida.
    E em relação a lua de Jupiter neste momento quase que se espera que haja vida, microbiana.

  1. […] Em vulcões. Extraterrestres, Abissais. Local mais profundo. Beebe Hydrothermal Vent Field. Corais. Dentro da Terra. Borup Fjord Pass. Lago Vostok (características, falsos mistérios, vida, bactéria). Lago […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights