Especialistas também se enganam

ask-the-experts2

Uma das críticas mais comuns à ciência é de que os especialistas também se enganam.
E é uma crítica verdadeira, porque ninguém está sempre 100% certo.

Antes de mais, note-se que estamos a falar aqui de verdadeiros especialistas, e não dos falsos especialistas que se vêem na televisão ou jornais a dizerem que são “especialistas em mezinhas e derivados”. Esses não são especialistas.

Também não estamos a falar dos “especialistas na generalidade” – aqueles que se vêem na televisão, por exemplo, e que falam de tudo e mais alguma coisa. Esses não são especialistas.
Um especialista num assunto não é especialista noutro assunto completamente diferente. Só por se ser especialista num assunto, não podemos assumir que a pessoa é especialista noutros assuntos.

Quanto aos verdadeiros especialistas, é verdade que se enganam, porque errar é humano, e os especialistas são humanos.
Por isso, sim, os especialistas não acertam sempre.

Mas, como tudo na vida, é uma questão de probabilidades.
Os especialistas são os que têm uma maior probabilidade de estar certos. Sempre.
É com base nisto que decidimos tudo na vida, incluindo as decisões mais importantes.

Se o meu carro tiver um grave problema de motor, levo-o onde? Ao mecânico ou ao astrónomo?
Certamente que levo-o ao mecânico. Porquê? Não é porque o astrónomo não possa saber de mecânica. Nem sequer é porque o mecânico sabe sempre arranjar as coisas de forma perfeita. Mas é porque existe uma maior probabilidade do especialista – mecânico – consertar melhor o carro do que o não-especialista astrónomo.

Se quem me está a ler tiver um grave problema de saúde, como, sei lá, um tumor no cérebro, faz o quê?
Vai a um hospital aconselhar-se com um neurocirurgião ou prefere ir ao vizinho que é trolha e que de vez em quando lê uns livros e uns websites sobre medicina?
Obviamente, vamos a um neurocirurgião.
Não é porque o neurocirurgião tenha 100% de sucesso. Mas tem certamente mais de 90% de sucesso que o trolha nessa área.

Ou seja, é muito mais provável que quem realmente estudou e estuda formalmente os assuntos tenha muito mais probabilidade de dar as respostas correctas do que quem é simplesmente um “curioso”.
E sobretudo é muito mais provável que quem realmente estudou e estuda os assuntos tenha muito mais probabilidade de dar as respostas correctas do que quem vos engana dizendo que sabe sem realmente saber.

Concluindo: é verdade que os especialistas também se enganam. Mas eles estão muitas mais vezes certos do que os não-especialistas (que passam o tempo a enganar-se e a vigarizar os outros).
Daí que esta crítica não faz grande sentido; porque para qualquer assunto, não existe melhor probabilidade de acerto do que dos especialistas. Os especialistas são sempre melhores no assunto no qual são especialistas.

1 ping

  1. […] Magia. Funciona. Funciona. Tyson. Não sabe tudo. Sabemos muito. Ciência Não Erra. Estar certa. Especialistas. Preferências não determinam a verdade. Natureza não democrática. Verdade Não-Democrática. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights