Scanadu – quase um Tricorder médico de Star Trek

Lembram-se do Tricorder em Star trek?
Havia de diferentes tipos: havia um tricorder de uso geral, um tricorder médico, um tricorder de engenharia, um tricorder de sistemas físicos, etc. Havia até um género de Tricorder na primeira temporada de Star Trek que era um simples frasco com sal (prop) que se abanava à frente da pessoa e supostamente dava os detalhes médicos num computador àparte.

tricorder

Nós já temos imensos “tricorders” na vida real, que nos dão as análises quantitativas de meteorologia, constituição de estrelas, constituição de planetas, etc, etc, etc. Apesar de não serem propriamente portáteis e não se andar com eles “na rua”.
Agora, uma empresa está a tentar ir mais longe do que Star Trek, dando-nos um tricorder médico portátil, para ser utilizado por todas as pessoas que o assim o desejarem (em vez de só termos acesso em hospitais ou no centro médico da Enterprise) por um preço bem acessível: 149 dólares (115 euros, 337 reais).

O Scanadu Scout vai medir a nossa temperatura, pressão sanguínea, respiração e outros sinais vitais e passar a informação ao vosso smartphone sendo aí que vemos a análise dos dados.
Ou seja, o Scanadu Scout irá ser um scanner carregado de sensores que irão medir os nossos sinais vitais e enviar os dados para o nosso telemóvel (e para onde mais quisermos) em segundos.

scanadu

Mas existem outros dispositivos pensados também para a análise médica.
Por exemplo, ScanaFlo é um teste caseiro de urina que vai oferecer ainda mais informações, como níveis de glucose, proteínas em falta, gravidez, etc… para ser utilizado no conforto da nossa privacidade.

Obviamente, no futuro, provavelmente isto tudo será integrado num único chip colocado atrás da nossa orelha…
Mas para já, termos isto daqui a uma década, por exemplo, já não será mau 🙂

1 ping

  1. […] do Cinema. Cientificamente correcto. Avaliador Científico. Star Trek (características, ciência, scanadu). Star Wars (características, Princesa Leia, petição para construção de Estrela da Morte com […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights