Erros de luas na televisão

Ao contrário do que foi dito na RTP, existem pelo menos 67 luas em órbita de Júpiter (e não 63) e 62 luas para já confirmadas em órbita de Saturno (e não 60).
Qualquer um dos nossos leitores consegue provar isso consultando o Google ou directamente o site da NASA. Infelizmente, a RTP promove quem, não tendo a capacidade de se informar correctamente, prefere divulgar erros semanalmente.

moons

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Aí o cara comenta que deveria se gastar mais tempo em explicando, disseminando, a ciência do que corrigindo erros que não passam de “detalhes”, enquanto que ele, fica batendo o pé nessa asneira.
    O comentário seria mais proveitoso se ele fizesse o que sugeriu que os outros fizessem.

    • Pedro Pedrosa on 02/08/2013 at 00:29
    • Responder

    Este blog poderia ser muito mais que um caçador de erros. O verdadeiro comunicador de ciência é aquele que consegue explicar as teorias mais complexas a qualquer pessoa independentemente da formação que esta pessoa tenha. O que se anda a passar aqui é que estamos todos com preguiça e apenas andamos a explicar banalidades. Quando se faz ciência tão boa por este mundo fora. Isso sim seria uma boa forma de divulgar a astronomia e a ciência no geral.

    1. Este blog é muito mais que um caçador de erros, como pode ler por todos os outros posts.
      Talvez 1% dos posts sejam dedicados a caçar erros… e como sabe, isso faz parte da promoção da verdade científica e da literacia científica, que são também objectivos deste blog.

      Por isso, o seu comentário foi “ao lado”.

      Já agora, noto que dos quase 10 mil artigos que temos publicados, o Pedro Pedrosa preferiu logo gastar o seu tempo a comentar este. E somente este.
      Isto só prova que dá mais valor a este tipo de artigos que a todos os outros que explicam “teorias mais complexas” e “ciência tão boa” e que o Pedro nem se interessou ao ponto de os comentar 😉

      abraços

        • Pedro Pedrosa on 02/08/2013 at 00:59

        De facto 100 artigos escritos (1% em 10000) são a detectar erros. Isso significa muitas horas de pesquisa e de estudo que certamente dariam para pelo menos 50 artigos decentes. É o que este blog está a perder.

        Sou ‘cliente’ deste blog há muitos anos, e apenas comento quando as coisas passam ao absurdo. Também já vi MUITOS erros por aqui, mas reconheci sempre o bom trabalho que fazem, e deixei passar esses erros.

        Quem quer fazer ciência tem de perceber que pode estar errado também antes de criticar os outros, ou melhor antes de estar sempre a criticar os outros. E não existe tal coisa como verdade cientifica, qualquer pessoa que reclama saber promover a ciência devia saber isso, a história ensinou-nos isso. Temos sim de nos revalidar cada vez mais no método cientifico.

        Da mesma forma que este blog o fez posso-o fazer também quanto ao número de luas. A ESA, a agência espacial europeia, aquela que os impostos dos portugueses ajuda a financiar acredita que . existem apenas 34 luas em Saturno Como é que ficamos então? Muito simples. Eu acho que ninguém sabe de facto quantas luas existem em Saturno e Júpiter muito menos.

      1. 1% de artigos (é menos que isso, eu é que arredondei) a falar de erros… é muito menos que os seus 100% de comentários só sobre isso.
        E torno a repetir porque parece que não leu: são artigos decentes e necessários, porque isto faz parte da promoção da verdade científica e da literacia científica, que são também objectivos deste blog.

        Se já viu muitos erros por aqui espero que os aponte como nós fazemos.
        Só assim se pode melhorar o trabalho.
        Mas sinceramente duvido bastante que tenha visto esses muitos erros…

        E se quer criticar cientificamente, não pode dizer frases destas: “antes de estar sempre a criticar os outros”
        Este é o tipo de frase que é claramente mentira, bastando para isso consultar os artigos do blog.
        E das duas uma: ou não é cliente do blog ou então decidiu dizer um absurdo.

        Existem verdades científicas no sentido de se ter rigor científico.
        Há coisas que são verdade e coisas que são mentira. É simples, e já expliquei isso por várias vezes aqui no blog.

        Quanto às luas, tem que ver quando essa página foi feita. Pelo número, parece ser após a Cassini lá ter chegado?
        Quanto à minha fonte, foi actualizada a 19 de Julho de 2013. Certamente, actual e factual.

        abraços

  1. […] Humanas. Dores nas costas e queimaduras na pele. Profecia de Verão gelado (aqui e aqui). Erros e mais erros. Discutir com pseudos. Jogar xadrez com pombos. Estórias. Touradas irracionais. Money bag. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights