Planeta Massivo perto do centro galáctico

Ilustração do exoplaneta. Crédito: ESO/L Calçada, NASA, Ian O’Neill

Através da técnica da microlente gravitacional, os astrónomos detectaram um planeta gigante a cerca de 25.000 anos-luz de distância da Terra, perto do centro da Galáxia.
O planeta chama-se MOA-2011-BLG-322, tem 8 vezes mais massa que Júpiter, e orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 4 U.A. de distância.

Leiam os detalhes desta descoberta, aqui, e o artigo científico, aqui.

1. Uma pergunta: o planeta em questão está suficientemente próximo do centro galáctico para ser, daqui uns valentes milhões de anos, devorado pelo buraco negro central? Ou está demasiado longe?

Abraço 😉

1. Não, muito longe 🙂

O nosso buraco negro é calminho 😛

2. E quando seria a distância em relação ao centro galático?

O centro galático fica mais ou menos a 25mil anos luz de nós, então num cálculo simplista diria que esse planeta orbita SagitariosA..

Mas provavelmente seja a 25mil AL mas não na mesma direção (exata) do centro, então pelo menos EU não sei a que distância que ele fica do centro galático e estou curioso.

Olhei os artigos técnicos mas não consegui encontrar a informação