Moimenta da Beira – Concentração de telescópios

cartaz

“O Clube das Ciências da Escola EBS de Moimenta da Beira, no seu plano de comemorações alusivas ao Ano Internacional da Astronomia 2009, está a promover uma Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira, nos próximos dias 30 e 31 de Maio de 2009.
Este evento tem como principais objectivos:
– Divulgar a Astronomia junto da Comunidade;
– Concentrar o maior número de Telescópios num só evento ou local;
– Dar a conhecer o Céu “escuro” da região;
– Promover o Concelho de Moimenta da Beira a nível nacional;
– Festejar o Ano Internacional da Astronomia 2009;
– Promover o conhecimento e convívio entre Astrónomos.
Do programa destacamos a participação do Coordenador Nacional do AIA2009, Prof. Dr. João Fernandes, do Presidente da APAA, Prof. Dr. Pedro Ré e do Coordenador Global do AIA2009, Dr. Pedro Russo.
Irá ainda haver o lançamento de um Rótulo de Vinho alusivo ao AIA2009, criado pelo Clube das Ciências.
Toda a informação sobre esta iniciativa está disponível no respectivo site, clicando aqui.”

Podem ver um resumo com fotos, no blog do João Pereira.

A concentração de telescópios de Moimenta da Beira foi uma lição do Prof. Paulo Sanches e da sua equipa.

Foi uma lição de bem organizar, de bem receber, de bem dinamizar!

moimenta-2

Para começar, houve uma breve introdução do Paulo Sanches. Explicou brevemente as razões da iniciativa e o porquê da escolha deste período do ano. Falou na paisagem, nos amarelos intensos”…exuberância de fins de Maio…”. Já o tinha notado na viagem. Extensas áreas de giestas cobertas de flor amarela dão um colorido exuberante à paisagem.

Seguiram-se duas palestras, uma do Prof. João Fernandes, sobre Galileu e o registo das primeiras observações com telescópio, com relevancia para o facto de Galileu ter verificado que a Lua não era uma esfera perfeita, para a descoberta dos satélites de Júpiter e da variação das suas posições relativas, para as fases de Vénus, a sua variação de tamanho aparente.
Falou ainda do sistema geocêntrico e das razões porque as observações de Galileu o punham em causa, falou da proposta de sistema heliocêntrico de Copérnico e ainda do sistema híbrido proposto por Tycho Brahe.
Falou ainda das actividades inseridas no Ano Internacional da Astronomia em Portugal, sobretudo nas escolas.

O Prof Pedro Ré versou o tema “Telescópios”, a sua origem, os vários tipos, as vantagens e inconvenientes de uns e de outros e abriu o apetite para a sessão de observação nocturna.

Seguiu-se uma interrupção para uns observarem o Sol e para outros se refrescarem, após o que o Dr. Pedro Russo, coordenador global do AIA 2009, falou sobre os grandes projectos em curso a nível internacional, dos projectos da ESA, dos investimentos, dos números de pessoas envolvidas nas actividades científicas na área da astronomia, etc.

Depois, os alunos da Escola Secundária apresentaram uma pequena peça de teatro, de criação própria, tendo como ponto de partida Galileu.

Terminou esta parte com duas interpretações musicais, tambem criação e interpretação de alunos da Escola Secundária.

No final, além de sorteio que incluiu um telescópio, foi ainda oferecido a todos o DVD “Eyes on the Skies”.

Partimos então para o local de observação, junto ao santuário de S. Torcato, em Cabaços. Local excelente, amplo, com espaço para carros, telescópios e pessoas.

Foi oferecido um jantar e um bar foi mantido aberto toda a noite, gratuito para todos os participantes inscritos.

A noite foi um grande sucesso.

Começou com uns 40 telescópios e continuou ao longo da noite com a presença de muita gente.

O Obsession não saiu de Saturno durante mais de 2 horas, tanta era a gente que queria ver. A fila teve durante bastante tempo largas dezenas de pessoas.

moimenta-3-copy

Saturno apresentava os anéis quase totalmente de perfil e 4 luas eram facilmente identificáveis próximo do planeta.

Depois seguiu-se o Anel da Lira, M57, como exemplo de nebulosa planetária, o que serviu para ir explicando o que isso era . Vários enxames globulares e abertos, por ex. M13 e M11, algumas nebulosas, por ex. M17 e M8, a dupla Albireo para mostrar que as estrelas podem ter diferentes cores e falar da relação com a temperatura, a dupla dupla, Epsilon de Lira, etc. preencheram o resto da noite. Nem houve tempo para a Lua, mas sei que era o objecto preferencial noutros telescópios.

O local não tem poluição luminosa aparente; a noite foi razoável para a época do ano. As noites são muito curtas e não chegam a ficar verdadeiramente escuras. Em período de inverno, este céu deve ser fantástico.

moimenta2009_tele2
(Alberto Fernando, José Ribeiro, Carlos Seabra)
moimenta2009_local2
Estas 2 imagens foram gentilmente cedidas pelo Luís Carreira. Podem ver outras fotos, e o seu relato onde também enaltece a excelência deste encontro, na sua página, clicando aqui.

Moimenta da Beira e os organizadores estão de parabéns. Foi, do ponto de vista organizacional e de mobilização da população, o melhor encontro a que assisti nos últimos anos.

Se houver mais, prometo voltar.

1. […] O professor Paulo Sanches organiza os encontros em Moimenta da Beira: 2010 (aqui, aqui, aqui), 2009. […]