Salto Estratosférico

O austríaco Felix Baumgartner, famoso pelos seus destemidos saltos de Base Jump anunciou na Academia de Ciências de Nova Iorque que pretende ainda em 2010, saltar de uma altitude de 36.500 metros e tornar-se o primeiro homem a bater a barreira do som sem a ajuda de um aparelho.

Para conseguir esta proeza, Felix Baumgartner irá ter a ajuda de uma equipa (Red Bull Stratos) que conta com o famoso pioneiro da exploração espacial, o Coronel Joseph Kittinger, que em 1960 saltou da estratosfera de uma altitude de 31.300 metros. Para atingir a altitude desejada, Felix Baumgartner irá viajar numa cabine pressurizada presa a um balão de hélio de 140 metros.

Neste projecto ambicioso, Felix Baumgartner que irá usar um fato e capacete especiais para aguentar as condições extremas a que vai estar sujeito, poderá bater vários recordes:

– Recorde de velocidade em queda livre tornando-se o primeiro homem a bater a barreira do som (O actual recorde é de 988 Km/hora, estabelecido em 1960 pelo Coronel Joseph Kittinger)

– Recorde do mais alto voo em balão tripulado

– Recorde da maior altitude para um salto (acima dos 36.500 metros)

– Recorde da mais longa queda livre

Felix Baumgartner está perfeitamente consciente do alto risco deste salto. Segundo o pára-quedista “Ninguém sabe como o corpo humano irá reagir na transição para velocidades supersónicas”.

Neste projecto, além de se querer bater recordes que já existem há 50 anos, pretende-se também recolher dados científicos sobre a estratosfera e sobre a reacção do corpo humano em condições extremas.

Poderá ler mais informações sobre este projecto aqui e acompanhar os sites de Felix aqui e aqui.

3 comentários

1 ping

    • Felipe Travassos on 22/07/2011 at 22:53
    • Responder

    Congratulations to my friend. Good jumps.
    Let’s break the limits.
    Felipe Travassos – Brazil hopes to travel across the sky at a height of 40,000 feet in the air through a hot air balloon in 2013. Party will support the flight of a parachute.
    The idea is to test apparel, equipment and ways to protect pilots from instability at high altitudes. Felipe Travassos also want to test the human limits.
    We seek sponsorship to run the project in 2013 FTX.
    email:[email protected]
    call (55) 21 3012-2231 and 77192825
    Rio de Janeiro – Brasil

  1. Mais informações, neste post:

    http://www.astropt.org/2010/05/29/saltar-da-estratosfera/

  2. Speed of a Skydiver (Terminal Velocity)
    http://hypertextbook.com/facts/JianHuang.shtml

  1. […] Como sabem, em Outubro de 2012, Felix Baumgartner bateu vários recordes ao realizar um salto estratosférico. Baumgartner tinha um fato pressurizado que lhe fornecia ar e calor (de modo a não morrer) e durante a queda superou os 1000 km/h (batendo a velocidade do som). Relembrem esse acontecimento nos nossos posts, aqui, aqui e aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights