II Concentração de Telescópios – Moimenta da Beira

A II Concentração de Telescópios – Moimenta da Beira decorreu nos dias 15 e 16 de Maio.

1ª Parte

Chegamos à Escola EBS de Moimenta da Beira por volta das 14 horas e fomos logo recebidos por duas senhoras muito simpáticas, que nos entregaram uma capa com o programa e material de apoio às observações, uma caneta muito especial com uma lanterna vermelha para ser usada no recinto das observações e uma garrafa de água. Na recepção já se notava que este evento tinha sido preparado com grande cuidado e com grande profissionalismo.

A seguir entramos no auditório onde assistimos à sessão de abertura.

Tivemos nesta altura a primeira surpresa do dia com a professora de Educação Musical a cantar ao vivo, no acompanhamento de um vídeo. Parabéns, foi uma surpresa muito boa.

A primeira palestra foi proferida pelo Pedro Ré (Presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores), e teve como tema a observação solar, onde foi mostrado os perigos de ver o sol ser a protecção necessária. Depois falou sobre os diversos filtros solares e os diversos telescópios que existem para a observação solar. Na segunda parte da palestra foi falado sobre a poluição luminosa e como evitar essa mesma poluição.

A seguir foi realizado um jogo “As olimpíadas de Astronomia” em que as perguntas de escolha mutua iam aparecendo no ecrã e os participantes respondiam num papel que vinha na capa entregue na recepção. Esse papel foi entregue na recepção para serem apurados os resultados.

A próxima actividade foi realizada no exterior e consistiu na observação solar através de vários tipos de telescópios. O sol estava com poucas protuberâncias e sem manchas solares.

A seguir fomos convidados a entrar para um recinto onde nos tinham preparado um lanche delicioso, com as iguarias da região.

Já com o estômago tratado fomos para a segunda palestra proferida pelo nosso conhecido Zé Matos e que teve como tema a evolução dos telescópios.

Para terminar a primeira parte tivemos a apresentação dos resultados das Olimpíadas de Astronomia, com a atribuição de 3 livros aos 3 vencedores. Livros esses que depois foram sorteados pelos participantes.

Também tivemos um sorteio de um telescópio.

Depois tivemos o segundo momento musical do dia com a repetição da actuação da professora e também a  actuação de um grupo de alunos da escola que tocaram diversos temas dedicados ao evento.

2ª Parte

Na segunda parte do evento fomos para Cabaços – Santuário de São Torcato, para a montagem dos telescópios. Quando lá chegamos tínhamos à espera um jantar convívio. Mais uma vez, comida deliciosa.

(aqui fiquei sem maquina de fotografar por avaria técnica)

Neste encontro estavam os mais variados telescópios, estava uma noite limpa e com muito frio.

A observação decorreu num ambiente muito bom, com muita gente a ir pela primeira ver a um encontro de astronomia, com muita juventude, e com muita gente conhecida da astronomia amadora.

Foram vistos diversos objectos solares, e como tínhamos diversos tipos de telescópio, deu para perceber os diferentes modos de visão. Foi uma experiência muito interessante.

Imagens feitas pelo Luís Evangelista:

Durante o encontro viajamos pelo céu tendo como guia turístico o Zé Matos, que mais uma vez nos levou pelas constelações e pelos planetas de uma forma como só ele sabe fazer. 🙂

Tivemos durante a noite um bar aberto com café e bebidas e uma ceia.

Resumindo: um dia muito bem passado, com uma organização espectacular e com muita gente a trabalhar para que tudo corresse da melhor maneira.

Agradecimentos por este dia ao professor Paulo Sanches, à direcção, aos alunos, professores e funcionários da escola secundária que dedicaram o seu dia de descanso para que nada faltasse aos participantes, à Câmara Municipal de Moimenta da Beira e aos muitos astrónomos amadores que levaram os telescópios, tendo todos contribuído para o sucesso desta iniciativa.

Foi um dos melhores encontros de astronomia em que eu participei.

Parabéns!