Um estudo de 5 anos em 200.000 galáxias levou a uma conclusão que se torna na maior evidência até ao momento que é a repulsiva energia negra a responsável pela expansão do Universo a velocidades crescentes.
A energia negra parece ser uma força constante, que afeta uniformemente o Universo.
Isto deita por terra teorias alternativas, como por exemplo a que apontava que seria a gravidade a responsável… a gravidade de um objeto super-massivo para lá do Universo Observável.
Já a teoria alternativa, que eu aprecio, de ser o tempo abrandar e não o espaço a estender-se, parece-me que não sofre muito com estas observações… penso eu.
A Energia Negra é um conceito muito curioso… por poder nem ser energia nem certamente será negra 🙂
Leiam sobre esta notícia especificamente, aqui, aqui, e aqui.
13 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
a energia negra poderia ser quando dominada a sua incognita uma nova forma de procura sobre suas forças e a real origem do big bang e sua afirmaçao da criaçao e da evoluçao de nossas espécies, mas acho tambem que poderia ser uma nova forma de pensamento sobre fenomenos celestes e até mesmo uma ajudinha na teoria de viagem no tempo com essa nova descoberta podendo fornecer novos indicios sobre o espaçotempo e sua importancia. certo?
Author
Certo.
A expressão “energia negra” é só nomenclatura.
A verdade é que pouco ou nada se sabe sobre ela, e quando se souber, muitas mais perguntas aparecerão 😉
Por ser a Energia Negra predominante no universo, não estaria nela a própria origem de tudo? Enquanto todos sempre procuraram a origem no que se vê (luz, matéria visível)? Não estaria esta indicação na própria Bíblia?
Gênesis 1:2 – “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia TREVAS sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”
Hebreus 11:3 – “Pela fé, entendemos que foi O UNIVERSO formado pela palavra de Deus, de maneira que O VISÍVEL VEIO A EXISTIR DAS COISAS QUE NÃO APARECEM.”
Author
Não, a resposta não está na Bíblia, mas sim na ciência. E a Bíblia não é um livro científico.
Aliás, essas citações que usou, estão erradas:
Se havia águas, então a Terra já estava com forma e não era vazia.
As coisas que não aparecem no visível fazem parte do espectro electromagnético que é compreendido pela ciência já há muitos anos.
Quanto à sua pergunta inicial:
“Por ser a Energia Negra predominante no universo, não estaria nela a própria origem de tudo?”
A resposta certa é: não sei. Quiçá 😉
abraços
É verdade que existe um Cantão na Suiça, que está utilizando a energia negra como fonte de (energia) para o aquecimento, iluminação das suas casas? a custo zero?
Author
Não. Isso é uma vigarice qualquer que ouviu dizer, mas sem qualquer realidade 😉
Até porque a chamada “energia negra” não quer dizer que seja energia e muito menos negra.
abraços
existem mtos misterios ainda no universso ….mas sera que um dia consseguimos desvendalos..pensso que sim pelo menos alguns que possam garantir a nossa sobrevivencia-dentro do campo oculto diz se a luz e as trevas…serao mesmo trevas ou sera mesmo a energia mae do universso..temos tamtas coisas que n prestam mas transformadas sao otimas…abraço
Energia preta e gravidade…ahhh, uma empurra a outra atrai, hups; não será ao contrário?Malvado espaço-tempo, baralha tudo! Se calhar são as duas faces da mesma “moeda”!
Author
Muito provavelmente tem razão.
Também penso que serão “duas faces da mesma moeda”.
abraço!
Essa notícia acaba também com aquela teoria esquisita de que o universo é inomogêneo e que por acaso vivemos em uma região do universo com uma grande ‘bolsa’ de vazio, certo?
E realmente a teoria do tempo abrandar ainda é sustentável de alguma maneira, e continua muito interessante.
Author
Penso que sim, mas não sei detalhes.
Pessoalmente, também gosto dessa ideia do Vazio Cósmico 😛
http://www.astropt.org/2008/07/23/buraco-cosmico/
Se pode não ser propriamente energia nem propriamente negra, porque lhe chamaram isso e não força cor de rosa invisivel? 😛
(bazinga – mas penso q alguns leigos poderão perguntar-se sobre isso)
Mais a propósito do post referenciado no excerto “nem ser energia nem certamente será negra”, já li algures, na teoria dos multiversos (q é uma teoria, friso), que os universos são bolhas esfervescentes, que aparecem e desaparecem continua e constantemente – tal como as galáxias. Tendo em conta a tendência para a repetição de padrões (um liquido a entrar em ebulição ou um gás a escapar-se da superficie de um liquido são exemplos desse padrão), tem a sua lógica :p
Author
da mesma forma que chamam matéria negra a algo que é… hmmmm “transparente” 😛
ou da mesma forma que chamam anãs castanhas a algo que na verdade é anãs avermelhadas (mas o nome Anãs Vermelhas já estava dado :P)
parece energia repulsiva… e negra é por não sabermos o que é… 😉