A Rússia acaba de tornar pública uma informação que se manteve classificada durante muitos anos: a cratera de impacto Popigai na Sibéria contém centenas de milhares de toneladas de diamantes!
A cratera de impacto Popigai foi formada há cerca de 35 milhões de anos e tem um diâmetro de 100 km.
Este tipo de diamantes são conhecidos como “diamantes de impacto”, e pensa-se que serão produzidos quando um meteoro atinge um depósito de grafite, a uma velocidade muito elevada.
As pressões de choque do impacto terão transformado instantaneamente a grafite no solo em diamantes num raio de cerca de 13,6 km do ponto de impacto. Os diamantes têm cerca de 0,5 a 2 mm de diâmetro com alguns excepcionalmente a chegar aos 10 mm de tamanho. Segundo a informação veiculada, as reservas de diamantes são da ordem dos triliões de carats (centenas de milhares de toneladas), o suficiente para abastecer o mercado mundial durante 3000 anos!
Os diamantes da cratera Popigai são cerca de duas vezes mais duros que as gemas usuais e têm características abrasivas incomuns o que os torna extremamente úteis para aplicações industriais e científicas.
Podem ler mais sobre esta notícia, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Essa informação já tinha sido divulgada a muuuito tempo atrás, tanto que, já existe uma mina de extração de diamantes no local, se não me engano, a maior mina a céu aberto do mundo. =)
Oh sua Excelência Sr. Meteorito faça o favor que cair aqui no meu quintal por favor !! 🙂
oh lugarsinho abençoado e esse em ve se nao da vontade de estar la bom pelo menos eu queria estar so para pegar metade daqueles diamantes e nao estaria nem ai se o governo de la nao deixasse aqueles diamantes mudariam minha vida para sempre imagina vei como seria massa nao e kkkkkkkkkkkk de BIANCA LIMA beijinhos smak.
Está na hora de emigrar para Popigai. LOL
Agora mais a sério, se os diamantes tem a qualidade e existem nas quantidades que tem sido indicadas, um dia destes começamos a comprar diamantes no supermercado.
[…] Canadá. Meteoritos. 2008 TC3. China. Estátua Budista. Missões. Diferenças. Formas de Desviar. Cratera de impacto com diamantes. Sessão de […]