Anda a ser partilhada pelo Facebook uma imagem que mostra a evolução do planeta Marte, sobretudo na sua componente de água à superfície.
Há 2 coisas que penso que são importantes realçar:
– o espaço temporal: está-se a falar numa evolução de milhares de milhões (bilhões, no Brasil) de anos. Ou seja, Marte tinha bastante água à superfície há cerca de 3 mil milhões de anos… e não “ontem”, ou “na semana passada”, ou sequer há “10 mil anos atrás”.
– a definição de mudanças abruptas: quando em astronomia ou em geologia se fala em “rapidez”, isso não quer dizer que acontece de um momento para o outro. Os vigaristas costumam usar estas definições diferentes na ciência e na população, para enganarem essa mesma população dizendo que “rápido” quer dizer no dia X (lembram-se da Reversão dos Pólos Magnéticos?), mas a verdade é muito mais maravilhosa do que os vigaristas querem fazer crer. Neste caso, a água desapareceu de Marte. Mas não foi de um momento para o outro. Demorou alguns milhares de milhões de anos e processou-se de forma gradual.
3 comentários
2 pings
E foi para onde?
Author
A água é dividida em Hidrogénio e Oxigénio e perdem-se os elementos no espaço 😉
Pois é, em se falando dos “Pseudos”.. acho que não termos todos morrido, foi uma grande derrota deles hehehe.
Mas quanto a Marte, há possibilidade de que uma grande quantidade desta agua de Marte ter ido parar no interior de Marte.
Se a “Panspermia” for verdadeira, nestes primeiros bilhões de anos de Marte, poderia ter a presença de vida, e se ocorreu a migração da agua para seu interior, a vida pode ter ido pra lá, junto com a agua.
[…] Vulcões propícios à vida. Vídeo. Ambiente favorável à vida e não vida no presente. Evolução. Vida. Luas (Medo e Terror). Comparação. Humor. Descobertas na comunicação social. Conjunção […]
[…] Anda a ser partilhada pelo Facebook uma imagem que mostra a evolução do planeta Marte, sobretudo na sua componente de água à superfície. […]