2012 no Brasil

(cliquem sobre a imagem para a ampliarem)

O nosso colaborador ROCA, foi entrevistado para o jornal Correio Braziliense, num artigo sobre o fim do mundo em 2012.
Podem ler o artigo, aqui.

Algumas frases que destaco:

“O monitoramento das atividades do Universo próximo é feito por supertelescópios e satélites que, até hoje, não detectaram nenhum perigo extraterrestre, seja ele um asteroide ou uma civilização que chegará para exterminar os terráqueos. Para quem jura que a Agência Espacial Americana (Nasa) manipula os segredos do Cosmos, o engenheiro e estudioso do assunto Ricardo Orsini C. Amarante, criador do blog Eternos Aprendizes, esclarece: “Não existe nada mais democrático que o céu. Há centenas de milhares de astrônomos amadores que todas as noites o varrem com seus telescópios. Há agências espaciais poderosas como a ESA (agência europeia), a JAXA (japonesa), além da Índia e China, que já lançaram sondas espaciais com sucesso”, recorda.”

““O fim do mundo é a maior lenda urbana da história. Século após século, ‘profetas’ de todos os tipos anunciam um fim dramático à civilização, geralmente acompanhado de uma data exata”, diz Lorenzo DiTommaso, pesquisador do Departamento de Religião da Universidade de Concórdia, no Canadá, e especialista no estudo das teorias fatalistas sobre a Terra.
“Acho que essa mania de apocalipse é uma resposta que as pessoas tentam encontrar. O mundo é visto como um lugar horrível, opressor, injusto, rodeado pela morte. O fim do mundo é o fim de tudo isso”, acredita DiTommaso, que tem um livro sobre o assunto publicado pela Universidade de Oxford.”

“Se textos deixados por civilizações do passado não são o suficiente, os criadores de boatos sobre o apocalipse usam explicações pseudocientíficas para o trágico destino da Terra. Como astronomia não é um assunto muito popular, fica fácil inventar teorias sem ser questionado. Uma das mais famosas refere-se a um planeta com órbita elíptica identificado pelos sumérios, que se aproximará assustadoramente dos terráqueos em 2012. Esse lugar seria habitado por extraterrestres muito inteligentes, que já passaram pela Terra milênios atrás e fizeram contato com os cidadãos da Babilônia.
Para justificar a existência de Nibiru, o nome do hipotético planeta, os pseudocientistas lembram que, no século 19, os próprios astrônomos admitiram que um corpo celeste massivo no nosso Sistema Solar devia existir além de Netuno, pois há irregularidades na órbita desse planeta. Ele é chamado Planeta X e vem sendo buscado incessantemente por astrônomos; por enquanto, sem sucesso.
“Encurtando, Nibiru é pura mentira. Não é factível um objeto de dimensões planetárias se aproximando e se afastando da Terra em órbita elíptica alongada. Isso não tem o menor cabimento e é fácil de provar que é impossível com conceitos básicos de física”, diz Ricardo Amarante. “Já o Planeta X é algo factível, mas somente objetos além do cinturão de Kuiper com tamanho razoável ainda restam a ser encontrados. É importante saber que a existência de um Planeta X não afetaria em nada nossas vidas aqui na Terra, pois esse objeto candidato estaria bem afastado de nós”, enfatiza.”

““Mesmo pessoas esclarecidas acreditam no impossível”, destaca o antropólogo John Hoopes, da Universidade de Kansas e especialista na civilização maia. “Muitos de nós já usamos a tábua de ouija para tentar nos comunicar com espíritos, mesmo dizendo que não cremos nisso”, exemplifica. Para ele, mitos sobre extraterrestres, criaturas marinhas e apocalipse são uma característica da civilização e, não importa o que aconteça, persistirão.”

3 comentários

  1. Obrigado, Carlos, pela citação e costumeira força.

    Cavalcanti,valeu pelo comentário, na verdade é uma frase que uso há tempos, lá no yahoo respostas quando respondia sobre astronomia, agora surgiu a oportunidade e virou pública!

    abs a todos.
    ROCA

    1. Disponha. Parabéns pela entrevista 😛

      Além de ser leitor do Astropt, também o sou lá no sítio Eternos Aprendizes 😉

      Abraços.

  2. “Não existe nada mais democrático que o céu”

    Não esperava uma frase menos fantástica e aguçada por parte do ROCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.