Toda a Verdade!
2012 está à porta.
Como é normal, os profetas da desgraça, que a cada 10 anos aparecem com uma nova data de fim do mundo (e que se enganam sempre!), já estão a esfregar as mãos de contentes com o dinheiro que vão fazer com novas datas alarmistas.
Sim! Porque há sempre quem, movidos pela fé e contra todas as evidências (científicas e não só), continue a acreditar no Pai Natal.
Livros não faltam! Livros cheios de mentiras e especulações sem sentido, que são postos à venda só para os “vendedores de banha de cobra” fazerem dinheiro com os crentes pouco inteligentes que compram estes livros. Mesmo o Daniken, que já confirmou que é indiferente à verdade e que só escreve histórias fantasiosas para fazer dinheiro, já escreveu sobre este tema. E o Sitchin é o seu aprendiz.
Este livro é um desses exemplos.
Será que as pessoas têm a memória assim tão curta que nem se lembram do alarmadas que andavam com o ano 1997 e depois com o ano 1999 e depois com o ano 2000?
(e razões não faltavam: desde as pirâmides do Egipto, passando pelas profecias do Nostradamus, por um asteróide em rota de colisão, por um ciclo solar estranho, pelo vírus informático, e acabando nos profetas de quintal existentes em todo o lado)
E, apesar disso tudo, continuamos aqui…
Os Humanos têm a incrível mania de não aprenderem com os erros passados. Num período de 15 anos, ficam histéricos 7 vezes porque pensam que vai ser o fim do mundo!! Mas aprendem alguma coisa?
Não! Continuam a pensar que “o próximo é que é”. Enfim…
Vejam este excelente gráfico que contrasta as crenças dos crentes com as razões dos cépticos.
E em português:
Leiam aqui 63 profecias disparatadas relacionadas com afirmações de término do mundo. São religiosas e científicas (algumas até astronómicas).
E aqui mais algumas.
Existe um fascínio especial pelos final dos tempos. As pessoas gostam de acreditar que o mundo vai acabar durante a vida delas, porque isso tornará a era em que vivem como a mais especial de sempre, tornará a sua vida relevante, e isso torna-as especiais, porque vão poder presenciar esse evento único.
Psicologicamente é apelativo pensarem estar no mais importante tempo de sempre: é um geocentrismo psicológico ligado ao tempo.
E na ciência isto por vezes também acontece!
Um exemplo é o livro “The End Of Science” do John Horgan, que de uma maneira quase científica (os mais incautos caem) explica detalhadamente o fim de quase todas as ciências; e para ele, esse fim está muito perto.
Faz-me lembrar a mítica (e falsa) frase do Charles Duell, chefe de um escritório de patentes, que em 1899 disse que tudo o que poderia ter sido inventado já tinha sido inventado e que por isso não havia necessidade para um escritório de patentes. Ou a frase de Simon Newcomb, astrónomo e matemático, que no século 19 disse que na altura se estava no limite do conhecimento astronómico – tudo o que havia para saber já se sabia. Ambos estavam redondamente enganados! Mas por aqui se vê o fascínio pelos limites, pela solução final das coisas.
Existe psicologicamente também uma aversão à mudança.
Quer-se manter o mundo como está e não haver mudanças.
Mas isto não faz sentido!
A mudança é a única constante que existe na vida. A mudança é normal, sempre existiu, e sempre existirá. A mudança é inerente à vida.
Não há nada para ter medo ou para prever. É algo normal, obrigatório, e que faz parte da vida.
Ter medo da mudança ou prever mudança é, mal comparando, como ter medo de morangos ou prever morangos. Eles existem, ponto final. Dar misticismos ou prever calamidades baseadas nos morangos é que é errado.
Mudanças/Transformações existem sempre! Mas isso pode-se dizer para qualquer ano.
Se os Maias tivessem previsto um cataclismo para 2003, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto o começo da guerra no Iraque.
Se os Maias tivessem previsto para 2001, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto a queda das torres em NY.
Se os Maias tivessem previsto para 1989, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto a queda do Muro de Berlim.
Se os Maias tivessem previsto para 1986, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto o cometa Halley nos céus.
etc, etc, etc.
Este post é sobre esses alarmismos infundados ligados às previsões catastróficas de mudança. Este post não é contra a mudança! Essa existe! Este post é contra os alarmismos sem sentido, baseados em histerias ridículas, ignorância, misticismos inventados, e puras mentiras.
Sobre a Profecia Maia:
Leiam este artigo que escrevi sobre a Profecia Maia e 2012.
Oiçam a minha entrevista na TSF sobre este assunto.
A Wikipedia fala deste assunto, aqui.
A CNN também tem este artigo sobre este mesmo assunto.
O Ian O’Neill escreveu um artigo aqui sobre o mesmo assunto.
Leiam também este artigo.
Conclusão: não vão morrer em 2012 devido à Profecia Maia!
Os próprios Maias não davam qualquer mística especial a essa data.
É o mesmo que nós de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. Faz-se festas. Deita-se o ano velho para trás e faz-se projectos para um novo futuro.
Mas em termos concretos (físico, cósmico) nada muda.
É uma celebração de fim de ciclo de calendário. É só. Como nós fazemos todos os anos.
Aliás, os Maias têm inscrições sobre coisas que podem acontecer depois de 2012!
Como diz a Wikipedia: “A monument commemorating the ascension of the king Pakal the Great connects his coronation with events as much as 4000 years after, indicating that those scribes did not believe the world would end on 13.0.0.0.0”. Ou seja, no mínimo existem inscrições dos Maias até ao ano 6000 no nosso calendário!!
Isto deveria provar para quem acredita nos Maias, que o mundo não vai acabar em 2012!
Mas para os Maias isso era só um calendário. Nada mais. É certo que eles tinham mais mitos que nós, mas ninguém no século XXI acredita que os relâmpagos são feitos por deuses, pois não?
O calendário Maia era semelhante ao nosso calendário, no sentido que era um ciclo, e não me parece que a cada fim de ciclo (ano) o nosso mundo acabe!
Além disso, eles eram óptimos observadores mas nada percebiam de astronomia. Para eles, o Sol e Vénus eram deuses.
Ciclos existem em todas as civilizações. Na nossa civilização, o dia 31 de Dezembro é o culminar de um ciclo. E não é por isso que o mundo acaba todos os anos e começa um novo mundo no dia 1 de Janeiro! Da mesma forma que não acabou no ano 2000 (para grande desconsolo de muitos seguidores de “profecias terríveis”).
Da mesma forma, os Maias também tinham um ciclo, e, tal como no nosso, a seguir ao dia 21 de Dezembro (último dia para eles), virá o 22 de Dezembro (primeiro dia para eles).
É irracional fantasiar-se que um simples ciclo contém “conotações secretas”.
O calendário Maia é um calendário como o nosso. Há dias em que acaba e no dia seguinte recomeça um novo ciclo.
O nosso calendário acaba a 31 de Dezebro e recomeça a 1 de Janeiro. E também lhe damos um significado especial: que recomeça uma “nova vida”, fazem-se planos para mudar, etc.
Mas o calendário é só uma convenção humana!
Na prática, em termos cósmicos, nada há de especial.
Da Wikipedia:
“December 21 – The Mesoamerican Long Count calendar, notably used by the pre-Columbian Maya civilization among others, completes a “great cycle” of thirteen b’ak’tuns (periods of 144,000 days each) since the mythical Creation date of the calendar’s current era. On this day the Long Count date at creation – written 13.0.0.0.0 in modern notation, equivalent to August 11, 3114 BC in the proleptic Gregorian calendar – is repeated for the first time in a span of a little over 5,125 solar years. The completion of this cycle and the repetition of the previous Creation’s Long Count ending date have been central to various 2012 doomsday predictions since the 1960s. Academic researchers have not concluded that the ancient Maya themselves attached similar significance to this point in time.”
Era um simples calendário. Ler também aqui, aqui, e aqui.
Além de que vários historiadores dizem que o ciclo longo dos Maias não tinha 13, mas sim 20 bak’tuns: “At Palenque, evidence suggests that the priest timekeepers believed the cycle would end after 20 b’ak’tuns, rather than 13.”
Aliás, foi encontrado um calendário maia que mostra que os “13 ciclos” foram uma manipulação posterior, e não original dos Maias.
E uma inscrição Maia recentemente descoberta mostra que “data de fim-do-mundo” é uma inscrição política de propaganda. nada mais.
Até porque os Maias referiam-se ao calendário para transmitir uma ideia de continuidade, de estabilidade. Os Maias não previram qualquer apocalipse porque, ao contrário da civilização ocidental actual, os Maias procuravam uma garantia de que nada iria mudar. Eles tinham uma forma de pensar completamente diferente da nossa.
E o Planeta Nibiru?
Como podem ler aqui, podem dormir descansados.
E o Sol?
Com o seu ciclo solar meio estranho actualmente, o pico deverá ser em 2012, levando a um aumento da actividade solar, e com uma possível “solar flare” a levar a Terra a um “armageddon” de calor como prediz a Bíblia? Como podem ler aqui, também não há quaisquer evidências que isto possa acontecer, e muito menos em 2012!
E o aumento de fluxo solar? Isso são os normais ciclos solares que acontecem há milhares de milhões de anos – nada de especial também aqui. E segundo os últimos dados, o próximo pico nem será em 2012.
O próximo pico solar será em 2013 e será fraco!
E a passagem pelo equador/plano galáctico?
O Sol demora cerca de 240 milhões de anos a orbitar a Galáxia.
A órbita não é rectilínea (tal como a órbita da Terra ao redor do Sol também não é – nada é rectilíneo).
Por isso, por vezes vai mais acima e outras vezes mais abaixo.
O Sol, em cada órbita, “bate no topo”, oscila, cerca de 2.7 vezes.
Como o Sol leva os planetas, então a Terra tem as mesmas oscilações, e essas passagens pelo plano galáctico podem levar a extinções. Como já escrevi aqui, há estudos que apontam para extinções na Terra a cada 62 milhões de anos, e isso pode ter como causa a passagem pelo plano galáctico.
Mas será que isso vai acontecer em 2012? Não!
O Sol (e a Terra) está a cerca de 67 anos-luz a norte do plano galáctico, e está-se a mover cada vez para mais longe!
O nosso sistema solar (com Sol, Terra, etc) vai demorar alguns milhões de anos para voltar a “descer” em direcção ao plano galáctico.
Logo, não irá passar pelo plano galáctico em 2012!!!
Quem pensa nestas idiotices proféticas, são aqueles que continuam a sofrer de geocentrismo psicológico. Pensam que são tão importantes que as coisas têm que acontecer no tempo de vida deles.
A verdade é que o Universo tem milhares de milhões de anos, e daí que pensar que algo importante tem que acontecer precisamente nos 70 anos em que estamos vivos, é o cúmulo do egocentrismo.
É um geocentrismo psicológico – pensar que o nosso tempo de vida é especial, é o mais importante de sempre.
Na verdade, não é.
Os ciclos de milhões de anos do universo continuarão a proceder-se, e o nosso tempo é somente um insignificante pedaço de poeira nesse longo tempo universal.
E o alinhamento com o centro galáctico?
Estamos alinhados com o centro galáctico todos os anos! Não há nada de especial nisso.
Estamos a uma distância de cerca de 26 mil anos-luz.
E o alinhamento planetário?
Esse nem sequer existe! É mais uma mentira totalmente inventada!
E asteróides?
Asteróides são possíveis razões para extinções em massa (lembram-se dos dinossauros?), ou para fazer grandes estragos (leiam aqui sobre Tunguska), e daí que são bastante perigosos, como podem ler aqui e aqui. E sabemos que há asteróides potencialmente perigosos (leiam sobre o Apophis), mas o pior ainda são aqueles que não sabemos existir! (como já aconteceu no passado e só demos conta deles após eles falharem a Terra…)
Mas fiquem descansados que não se anda a esconder informações sobre cometas em rota de colisão connosco para 2012…
E é uma estupidez assumir que culturas que pensavam que o Sol era um deus, sabiam o que eram asteróides/cometas e o que eles fizeram aos dinossauros!
Além de ser uma burrice extrema pensar que culturas que nem sabiam o que era um eclipse solar (nem conseguiam prevê-los), conseguissem prever rotas de cometas para 2012!
Não acontecendo nada em 2012, aposto que os profetas da desgraça vão continuar a enganar e a fazer dinheiro com a credulidade das pessoas, acenando com a nova data de 2029, e depois, passando essa data, acenando com a nova data de 2036 (tudo devido ao Apophis).
Do que sabemos actualmente, nenhum asteróide tem 2012 escrito como sendo o ano do juízo final para nós.
Mas os asteróides mais perigosos são aqueles que nem nós nem ninguém sabe que existem…
E o Campo Magnético Terrestre?
Como tudo na vida, muda de vez em quando, mas são mudanças cíclicas, que se entendem dentro de um padrão, e sem qualquer significado místico.
Mesmo que reverta na direcção oposta, isso já aconteceu durante o “reinado” dos mamíferos… e estamos aqui. Não há qualquer misticismo.
Não há qualquer problema com ele para o ano 2012.
O pior que pode acontecer é termos vários satélites “fritos” e deixarmos de poder falar por telemóvel durante algum tempo. Mas depois tudo voltará ao normal.
Por outro lado, como até se tem dito aqui no blog várias vezes, o Sol tem estado bastante quieto o que levará o pico do próximo ciclo solar para lá de 2012. O ciclo de 11 anos do Sol (ou seja, tem acontecido todos os 11 anos e não morremos todos os 11 anos!) terá o próximo máximo depois de 2012.
De qualquer modo, mesmo que haja reversão dos pólos, o processo demora 5000 anos, e teremos na mesma a protecção do campo magnético. Logo, não vai haver qualquer problema para nós!
Outros sites dão-lhe um véu religioso para passarem a sua mensagem. Ao bom estilo das seitas de fins de milénio. Onde andam elas?
E previsões metafísicas também não faltam, como podem ler aqui e aqui.
Como podem ler aqui, existem imensos factores (uns mais fantásticos que outros) que podem arrasar a humanidade a qualquer momento (além dos anteriores, podem ler sobre explosões de raios gama, buracos negros, “big rip”, guerras nucleares, invasão extraterrestre, nanotecnologias que se revoltam contra os humanos, o Universo que se expande ao ponto de se rasgar, etc), mas nada aponta para o ano 2012!
Excelente também é este documentário. Com cenários como: explosões de raios-gama, buracos negros errantes, máquinas inteligentes, super-vulcões, asteróides, guerra nuclear, peste/epidemia, aquecimento global.
É certo que existem extinções em massa (aqui), e ciclos que não controlamos (aqui e aqui), mas nenhum desses ciclos aponta para 2012!
Nada disto é para 2012!!
E as previsões do web bot?
O web bot não acertou em quaisquer previsões; assim como os Maias não acertaram.
Previsões fazem-se antes das coisas acontecerem; acertar em previsões acontece todos os dias milhares de vezes em experiências científicas.
Já o web bot, as previsões Maias, de Nostradamus, da Bíblia, etc, são simples interpretações de textos posteriormente aos acontecimentos. Isso não é profecia – são simples estórias para apanhar murcões.
Com o número de desgraças existentes todos os anos na Terra (desde furacões, terramotos, maremotos, guerras, etc), dificil mesmo é fazer uma profecia de “vai haver uma desgraça” e errar! Isso é que é dificil!
E o I Ching?
O muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero“.
A Time Wave Zero foi concebida pelo psiconauta (seja lá o que isso fôr que ele se intitula!) e pseudocientista Terence McKenna (ele nunca disse que era cientista e foi honesto ao afirmar que as suas teorias podem muito bem ser uma total porcaria, daí que não as põe para avaliação por outras pessoas).
A teoria tem a ver com fractais e ondas, e como qualquer pseudociência, faz contas estúpidas sem qualquer relação entre uns números e outros, mas dá-lhes uma relação só porque sim.
Ora, ele foi ao I Ching, fez umas relações fantasiosas com as letras (interpretadas como números) e tirou uma série de conclusões da cartola a partir de eventos que já aconteceram! Como forma de prever futuros eventos. Tal como no livro O Código da Biblia (que tenho e li).
Assim, ele assumiu que 21 de Dezembro de 2012 é uma data relevante e foi “indo para trás” para ver ciclos até cair noutra data relevante. E interpretou o dia da bomba de Hiroxima como relevante (se tivesse posto como relevante o meu nascimento, o dia D, ou a queda de um avião, então já não dava – ou seja é puramente subjectivo e aleatório, perdendo qualquer relevância).
Mesmo assim não deu, porque o ciclo (imaginado por ele) que começava na data (assumida por ele) da bomba de Hiroxima acabava a meio de Novembro de 2012.
Então que fez ele?
Disse que apesar do ciclo imaginado por ele acabar em Novembro de 2012, essa data é tão próxima da Profecia Maia que ele iria imaginar (ajustar na sua cabeça) que a data correspondia a 21 de Dezembro de 2012.
E pronto, a teoria imaginada por ele sem qualquer base minimamente consistente deu uma profecia para 21 de Dezembro de 2012, porque essa foi a sua presunção inicial e também foi a sua conclusão imaginada.
Se os Maias tivessem imaginado uma profecia para 25 de Julho de 2012, então ele teria presumido essa data.
Ou seja, além de ser uma salgalhada de imbecilidades, esta teoria do I Ching está totalmente dependente daquilo que os Maias supostamente previram, e não existe como teoria totalmente independente.
E as Pirâmides no Egipto?
Pensa-se que um calendário nas Pirâmides no Egipto também aponta para a mesma data. O problema é que essa “contagem” foi feita à posteriori e com base na data Maia (tal como com o I Ching).
Aliás, há 10 anos atrás, essa “contagem” nas Pirâmides dava o ano 2000. Agora, supostamente dá 2012, porque é o que está actualmente na moda.
E OVNIs?
De tempos a tempos aparecem uns palhaços (com uns milhares de parvos que os seguem) a dizer que os ETs se vão mostrar a nós em “tal dia”.
Os mais recentes são os da Federação Galáctica da Luz, que disseram que um OVNI enorme carregado de ETs iria aparecer no dia 14 de Outubro de 2008, e iria provocar grande rebuliço na Terra.
Como nas outras milhares de previsões anteriores, nada aconteceu no dia em causa.
Vai daí, esses e outros (os “Salvadores da Humanidade”, os “Pleidianos”, os “Reptilianos”, etc) já mudaram a história. Agora a aparição do OVNI cheio de ETs vai ser no ano 2012!! Para coincidir com a chamada Profecia Maia.
E há idiotas que continuam a acreditar…
Concluindo, a Profecia Maia ainda é o epicentro da questão!
E outras profecias?
Outros cálculos dão essa data. E outros não dão!
Aposto que essas outras interpretações, que dão datas superiores, vão ter grande tempo de antena a partir de 22 de Dezembro de 2012.
É tudo uma questão de interpretação, incutir medo nas pessoas, e fazer dinheiro com isso!
É assim já há milhares de anos – já no tempo de Cristo havia os profetas dos finais dos tempos (que supostamente era nessa altura)! E assim continuará a ser! Porque nada vai acontecer e as pessoas continuarão a acreditar no “Pai Natal”.
Como aconteceu antes – profecias de Nostradamus, cometa Halley, ano 2000, e milhentos outros no passado – este novo medo irracional irá passar em 2013 e será substituído por outro.
Infelizmente as pessoas não aprendem, e preferem viver com medo, na ignorância, nas “trevas”, em vez de verem a luz do conhecimento.
Como diz o Ciência Hoje:
“Um astrólogo árabe dizia que o mundo acabaria em 1980, devido a uma determinada ligação entre os planetas Saturno e Júpiter. Nada aconteceu. No livro The Jupiter Effect, astrónomos previam um cataclismo para 10 de Março de 1982. Nada aconteceu, mas um dos autores reclama que um terramoto, dois anos antes, modificou o efeito de Júpiter. Com base em Nostradamus profetizou-se que o fim do mundo era a 11 de Agosto de 1999. Nada aconteceu. Tal como aconteceu no ano 1000, previu-se que o fim do mundo seria na passagem do ano 1999 para 2000. Nada aconteceu, a não ser gastos milionários para defender os computadores do chamado bug do milénio e, para manter o suspense, afirma-se que serão dois mil anos depois da morte de Jesus Cristo.”
Já agora, um cartoon do Bearman sobre estes medos cíclicos e irracionais:
Por outro lado, em 2012, é certo que vai haver terramotos, erupções vulcânicas, tempestades, inundações, acidentes, fome, guerras, etc.
Mas isso é todos os anos!
Não há nada de especial com o ano de 2012!
Mas percebe-se que este tipo de profecias vão haver sempre! E vão acertar! Porque todos os dias há pequenos terramotos num sítio qualquer do mundo e todos os anos se pode dizer que houve um terramoto maiorzito num sítio qualquer.
Esta é a estratégia dos vigaristas: dizem que vai haver um terramoto aqui ou acolá e depois vêm dizer que acertaram! Mas não há nada de especial em acertar nessas coisas – eles esquecem-se é de todas as outras coisas que previram e nunca aconteceram! E depois as pessoas em casa “comem” o que lhes é dito na TV sem perceberem que é um erro estatístico que leva a que sejam “comidas” na sua ignorância – a serem levados por lorpas.
Desde já profetizo que em 2012:
– vai haver terramotos!
– vai haver furacões nos EUA!
– muita gente será levada a acreditar que Marte estará tão grande no céu como a Lua!
– vai-se falar numa outra epidemia qualquer!
– uma das “famosas” vai aparecer sem cuecas numa foto!
– vai haver mais uns quantos divórcios entre gente de hollywood!
– o Benfica vai ganhar o campeonato nacional de futebol!
– vai haver alguns milhões de pessoas em Portugal tristes com a vida que levam!
– muita gente vai morrer!
– o calendário vai mudar a 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro!
Duvidam que pelo menos 8 destas 10 “profecias” vão acontecer??
Neste assunto de 2012 e a Profecia Maia é preciso é ver se há relações!
Os Maias falaram em mudanças de campo magnético, em tempestades solares, em terramotos, etc?? Não! Não falaram! Não tem nada a ver com os Maias! Mas são coisas que acontecem constantemente! Não há nada de especial no ano 2012!
Será que os Maias fizeram outras profecias que não se concretizaram?
Sim! Como muitas outras civilizações antigas fizeram! E que não se concretizaram!
A mudança de calendário dos Maias era uma mudança física? Não!
Era uma mudança cíclica como é o nosso calendário e o mundo não acaba todos os anos a 31 de Dezembro só porque acaba o nosso ciclo de 1 ano!
Os Maias como outros povos antigos tinham mitos e especificidades baseadas no simbolismo!
Querem saber de outros simbolismos similares?
Há civilizações antigas (como os Aztecas) que tiravam o coração a outros humanos para ofereceram aos deuses para terem mais “prendas dos deuses”, enquanto outras tribos até comiam os corações de outros humanos para ficarem com a força e a “alma” desses humanos.
Será que no século XXI se pensa que eles tinham razão? Será que no ano 2012 vai-se passar a fazer isso para ficarmos com força sobre-humana? Não! Porque não passava de um simbolismo que sabemos não ter relevância física! Ou seja, sabemos que não é verdade!
A mesma coisa para o calendário Maia! Os simbolismos existentes não passam disso – simbolismos! Sabe-se que não é verdade haver uma realidade física para isso.
(há uma relação física para o calendário – o nosso de 1 ano é devido à órbita da Terra ao redor do Sol! Mas não é uma justificação física para mudança de calendário na noite de 31 de Dezembro! Isso é uma convenção humana! Até podem dizer que é um “novo ciclo”, que no ano seguinte será uma “nova vida”, etc. Mas não passa de um simbolismo! Não há nada de especial que na realidade – fisicamente – acontece nessa altura! A mesma coisa nos Maias!)
Mas se calhar o que me deixa mais surpreso é as pessoas serem levadas pelas mentiras – ao contrário do que fazem diariamente nas coisas mais triviais!
Exemplo: se eu fôr a ligar o meu carro e ele não “pegar” – o que será que faço?
Será que vou inventar que é de eu ter deixado a luz da minha cozinha acesa? Será que vou inventar que é de ter vestido calças azuis? Será que vou inventar que é por não bater 2 vezes com a cabeça no carro antes de entrar nele?
Ou será que vou ver o motor? E a bateria? E talvez o motor de arranque?
Há um pensamento científico/lógico/racional que seguimos e daí que inventar que é de usar calças azuis (ou bater com a cabeça ou deixar a luz da cozinha acesa) não faz qualquer sentido!
Não quer dizer que eu não tenha deixado a luz da cozinha acesa e que até tenha vestido calças azuis! Isso até pode ser verdade! Mas não tem nada a ver com o arranque do carro!
A mesma coisa neste caso dos Maias!
Terramotos existem todos os anos, periodicamente estamos alinhados com o centro galáctico, a precessão (26.000 anos) é um movimento natural da Terra (como rodar sob o seu eixo ou orbitar o Sol), o Sol tem constantes tempestades solares, etc, etc, etc!
Tudo isso existe!
Em relação a estas coisas, não há nada de especial no ano 2012!!
E a relação com os Maias não existe! Em lado nenhum na Profecia Maia se fala dessas coisas! Mas se se falasse era igual! Porque essas coisas acontecem constantemente – não seria nada de especial (tal como as minhas profecias em cima!). Mas nem falam disso!
E não falam disso porque era simbólico!! Como é a noite de 31 de Dezembro no nosso calendário!
Infelizmente há muita gente que faz dinheiro a vender medos à custa de quem ignora o conhecimento e segue esses “vendedores de banha de cobra”.
Se há dúvidas que “o medo vende”… atentem na quantidade de coisas estúpidas e medo irracional que se disse e se acreditou com a chamada “gripe suína”…
Em 2001 lembram-se da histeria em Portugal que levou milhares a comprarem fatos HAZMAT e máscaras para se prevenirem contra ataques biológicos de terroristas? Sem qualquer razão inteligente houve milhares de portugueses que em pânico nem sequer pararam para pensar que Portugal não é os EUA, e máscaras e fatos não previnem contra o embate de aviões!
Em 1999 quem ia à Igreja acreditava que “ao ano 2000 não chegarás”!
E nem vale a pena falar na histeria do “vírus informático”!
Ou Nostradamus uns anos antes!
Ou desde 2003 que ainda há quem acredite que Marte vai ficar tão grande no céu como a Lua!
Ou o LHC produzir buracos negros!
Ou a Terra ir parar de rodar!
E as pessoas não aprendem e continuam a cair nos mesmos medos e histerias sem sentido! O medo vende!
Irrita-me as pessoas, em pleno século XXI, não terem sentido crítico e acreditarem em todas as histerias e mentiras que se lhes apresentam.
Programa Detective Virtual na TV Globo:
Já escrevemos aqui sobre o excelente filme 2012.
Devido a todo o burburinho que o filme 2012 tem causado, o Don Yeomans, da NASA, resolveu responder a vários mitos sobre este assunto:
E o Michio Kaku este no programa da FOX – Geraldo at Large -, onde disse inclusivé que já foram entrevistados milhares de Maias actuais! Sim, daqueles que ainda vivem no México e são descendentes directos da civilização Maia. Esses Maias dizem que a civilização ocidental está parva! Que os crentes em profecias são todos ignorantes! Que os verdadeiros Maias nunca profetizaram coisíssima nenhuma! Que é somente um calendário, que tem ciclos, e que acaba e recomeça, tal e qual o calendário ocidental. Mas que NUNCA foram profetizadas catástrofes, e muito menos que seria o fim do mundo!
Eles, os verdadeiros Maias, dizem que quem fala nos disparates do fim do mundo, são os idiotas da civilização ocidental.
Os profetas das desgraça só querem fazer dinheiro com estas irracionalidades.
Os crentes acéfalos vão atrás deles e ficam cheios de medo.
Já os Maias (!!! sim, os da “Profecia Maia”!! os que a conhecem há milhares de anos!) dizem que os ocidentais que acreditam nessas parvoíces/besteiras são ignorantes.
E agora? Quem será que tem razão? Os profetas da desgraça, os ignorantes, ou os próprios Maias?
Quanto aos comentários no final deste post:
Eu não vou para sites de medicina dizer que o sangue é amarelo e defender que amanhã todo o sangue por todo o mundo vai coagular.
Sabem porque não defendo isso?
Porque seria uma estupidez, uma falsidade, e baseado num conhecimento bastante parco de medicina.
Porque raio então é que as pessoas vêm para sites de astronomia defender falsidades e argumentação estúpida?
Porque raio então é que quem nitidamente não percebe de astronomia, manda bitaites na forma de comentários como se percebesse alguma coisa do assunto?
Conclusão sobre a Profecia Maia e o ano de 2012:
Faz parte da nossa existência como humanos imaginarmos cenários terríveis e termos medo deles.
É certo que um dia haveremos de acabar. Faz parte do ciclo da vida. É normal. Mas nada aponta para ser em 2012!! Aliás, vários factores apontam para daqui a milhares, milhões e até biliões de anos!!!
Pode ser amanhã? Pode! Pode ser só daqui por 50.000 anos? Pode!
Não acreditem é nas profecias apocalípticas para o ano 2012!!
458 comentários
47 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Author
ahhh é de uma ideia de uma só pessoa: Jim Turner.
Ele diz que foi à ilha há 10 anos atrás e diz que encontrou artefactos Maias.
4 coisas para se ver:
– UMA só pessoa diz isso. Todos os outros dizem que ele está a inventar, excepto aqueles que andam a fazer dinheiro com as profecias Maias, e que dizem que ele PODE ter razão.
– a suposta “descoberta” foi há somente 10 anos atrás. Ou seja, eu fui a Cuba (ilha) há 16 anos atrás, e também podia ter dito que encontrei lá provas que o mundo iria acabar no ano 2000, ou até em 1997 (como na década de 90 se andava sempre a dizer).
– não podia ter havido qualquer erupção galáctica de raios gama, senão nem os Maias, nem os Europeus, nem eu, nem o João Victor estávamos aqui. Nem só humanos, mas toda a vida na Terra teria desaparecido. Ou seja, isso é pura e simplesmente invenções de quem não sabe ciência. Mas o próprio descobridor diz que que não é arqueólogo, mas simplesmente um explorador… e inventor.
– conhece a série LOST? Acabou o ano passado. Toda a ideia do Jim Turner vem do script de LOST. Pode ver Forums sobre a série LOST onde falam disso… ele tirou as ideias dele da ilha na série de LOST… nem sequer foi original.
abraço!
😉
carlos vi a respeito da ilha num documentario do history chanel , chamado ilha do apocalipse que diz que o deus sol dos maia deceria a terra para ver o fim dos tempos . depois vi no mesmo documentario que quando o ultimo baktun acabou aconteceu uma erupçao galatica com raios gama , ventos solares e muitas outras coisas ,isso pode acontecer novamente ? quais seriam os danos se acontecer novamente se é que aconteceu ?
Author
A única ilha do Pacífico falada nos livros pseudo… é a Ilha da Páscoa.
Passou por lá o Eclipse Solar do ano passado, como pode ver nos vídeos:
http://www.astropt.org/2010/07/14/eclipse-solar-2010-50-imagens-e-videos/
O “mistério” era das enormes estátuas.
Mas já se sabe como foram feitas e por quem.
O povo chama-se Rapa Nui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapanui
Não têm nada a ver com os Maias.
Não têm quaisquer previsões para 2012.
E mistérios… deixaram de existir há uns anos atrás
😉
carlos acho que estou sendo chato mais ouvi falar de uma ilha maia no pacifico que dizem conter misterios sobre a data 21.12.12 esses misterios sao bons ou ruins ? falam de fim do mundo uo de uma grande festa ?
Author
Os Maias não tinham “Cristo”. Tinham diferentes deuses para diferentes coisas: Deus-Sol, Deus-Vénus, etc…
Se não tinham Cristo, não podiam ter Anti-Cristo
😉
Além de como já disse no post, os próprios Maias referem que eles não previram qualquer “apocalipse”…
😉
senhor carlos me disseram que os maias preveram a chegada do anticristo que e um evento do apocalipse isso é verdade ou nao passa de outro engrassadinho tentando ganhar dinheiro ?
Author
Sérgio,
O Sol, e todas as estrelas com a mesma massa do Sol, tem uma duração de 10 mil milhões de anos.
Já passaram 5, por isso faltam outros 5.
No entanto, dentro de 2 a 3 mil milhões de anos, o Sol já estará tão grande (vai-se tornar uma gigante vermelha) que toda a água à superfície se terá evaporado, tornando impossível a existência de humanos.
Ou seja, os humanos acabarão na Terra muito antes da própria Terra ou do Sol.
Carl Sagan nunca fez essa ligação entre OVNIs e vida extraterrestre.
Tal como eu, Carl Sagan acreditava piamente na existência de vida extraterrestre, e tal como eu, Sagan estudou o fenómeno OVNI e compreendeu-o perfeitamente como um fenómeno da psicologia humana, nada tendo a ver com vida extraterrestre.
Se procura conhecimento sobre OVNIs, recomendo-lhe esta nossa categoria:
http://www.astropt.org/category/ovnis/
abraço!
Boas Sr. Carlos Oliveira
Antes de mais parabens por tudo o que aqui foi dito sobre o mito 2012
Quero só deixar a minha opinião e fazer-lhe uma questão
É claro que o mundo não vai acabar em 2012 que disparate 😛 Só acaba para quem morre ou para quem tem um cerebro mais pequeno que a maioria das pessoas normais para acreditar em disparates.
Respeito todas as civilizações antigas e suas crenças mas acredito mais na ciencia…
A minha opinião é que o homem se vai auto destruir seja com guerras ou acabar com recursos ou colapsos politicos, destruição da natureza etc etc …..
Cientificamente na minha opinião só acaba quando o nosso astro rei ( SOL ) morrer … sim porque ( corrija-me se estiver enganado ) o sol tem uma duração de 10 milhões anos vida já passaram 6 portanto dentro de 4 vai-se tornar numa gigante vermelha aumentar o volume e acabar com os planetas mais proximos etc etc …….
A questão que lhe quero propor se me permitir porque estou a fujir ao tema ( mas gostava de saber a sua opinião ) era o que pensa acerca do tema UFO … Carl Sagan disse um dia — Imagina uma praia com Kms de distancia ( universo ) agora imagina que cada grãozinho de areia é um planeta —–> Acreditas que somos os unicos??
Obrigado pelo tema pela seu tempo e bem Aja
Author
Não.
Esse é um movimento normal da Terra, todos os dias faz o mesmo.
A Terra tem 4 movimentos: rotação, translacção/órbita, precessão, e nutação.
É um movimento normal, tal como rodar sobre si própria (dias e noites), e tal como orbitar o Sol (ano).
São tudo movimentos normais da Terra, graduais, e que acontecem diariamente.
mais isso pode causar nossa exitinçao ,o fim da da raça humana ?
Author
João Victor, o que entende por “eixo da Terra”?
Se é a chamada Precessão, é gradual, e demora 26 mil anos. Sempre existiu, existe, e continuará a existir no futuro. É um movimento normal da Terra.
senhor carlos, o eixo da terra pode mudar em um futuro distante ? e se mudassem quanto tempo levaria para tudo voltar ao normal?
Author
Leiam mais estes 2 textos, sendo o 2º até sobre “invasão de extraterrestres em 2012”:
http://news.discovery.com/space/ray-villard-doomsday-theories.html
http://news.discovery.com/space/the-2012-alien-invasion-um-no.html
Author
Mais um pequeno texto sobre isto:
http://vidadenerd.webs.com/apps/blog/show/3348518-7-motivos-para-voce-n-ter-medo-de-2012
http://vidadenerd.webs.com/apps/blog/entries/search?query=A+farsa+de+2012
Author
Já agora, mais um site sobre isto:
http://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/o-fim-do-mundo-em-2012/
Author
Olá Iria,
Futurama: o Fry é empurrado pelo nibbler. 😛
Passagem do Cometa Halley em 1910 – medo em Portugal:
http://www.astropt.org/2010/05/18/cometa-halley-em-portugal/
http://www.astropt.org/2010/06/13/cometa-halley-e-o-fim-do-mundo/
Cometa Halley em 2061:
http://www.astropt.org/2010/08/21/2061-o-ano-do-terror/
Não é preciso irmos tão longe no tempo.
Em Portugal, em 2001, os stocks de máscaras esgotaram porque o pessoal ficou com medo do que aconteceu em NY, devido a todo o clima de medo vendido pelos Media e pelas empresas de segurança.
No passagem do ano 2000, era o bug do ano 2000 ke iria acabar com todos os computadores por todo o mundo, arruinar a economia global, e fazer disparar todos os mísseis.
Em 1997, era Nostradamus que tinha previsto o fim do mundo…
etc, etc, etc
Os fungos continuam pelo mundo. A era deles continua.
Os dinossauros, evoluíram para aves.
O fim de uma era deu-se quando acabou a série Friends, como se fartaram de dizer na TV aqui na altura
😛
Também se deu quando em 1995 se descobriu pela 1ª vez planetas extrasolares à volta de estrelas “normais”. Acabou a era da dúvida se eles existiam.
😉
Também aconteceu quando acabou a Idade da Pedra, e passou-se para a Idade do Bronze.
Ou quando se inventou a roda.
Também se deu quando o computador pessoal foi inventado. Ou quando a net foi inventada, etc, etc, etc.
A era dos computadores com teclados também irá acabar para dar lugar à era do controlo através do pensamento.
Há 100 anos atrás, o mundo era completamente diferente.
Actualmente, a nossa era já não é a mesma de há 100 anos atrás (temos carros, aviões, TVs, computadores, electricidade, internet, etc,… por todo o lado)
A ciência tem tido um desenvolvimento extraordinário, e, com isso, tem acabado com várias eras, e levado ao surgimento de outras
😉
adorei o post.
eu nao acredito nestas profecias.
Pois o futuro é algo imprevisivel.
Quantas e quantas pessoa nao lucracram com a profecia de 2012?
Nao sei se ja mencionaram mas em 1910, houve a passagem do cometa Halley que poderia colidir com a terra.
Na wikipedia tem uma frase interessante:
Como o medo de alguns é o negócio para outros.
Muitas empresas lucraram com máscaras para gás em 1910.
Dizem que o cometa passará outra vez em 29 de julho de 2061.
é uma boa data para o suposto fim do mundo.
Nao me recordo quem disse esta frase:
Não há nada mais rentável do que o medo.
Confesso que sinto um certo medo,seja talvez de ter apenas 17 e por ter nascido em 1993 nao me lembro das noticias sobre 1999-2000.
Ou seja para mim,é a primeira profecia de fim de mundo que testemunho.
Como é que os critãos,maias,hindus,etc previam 2012,se cada um tem um religião diferente?
O fim do mundo nao significa que vá ser num determinado dia,mas é um processo gradual e lento,que cada vez as coisas vao ser piores.E ninguém irá lucrar com isso.
Para finalizar,
Sr.Carlos Oliveira,ouvi dizer que poderia ser o final da nossa era, como ja houve a era dos fungos e dos dinossauros.
Que acha dessa teoria?
Obrigada
PS-Uma serie excelente que retrata com humor a passagem de 1999-2000 é os Futurama
Author
Qualquer pessoa pode inventar uma história mentirosa sobre o fim-do-mundo ser nessa altura, que há sempre uma legião de crentes acéfalos sedentos por acreditar.
O cérebro serve para se pensar, para se duvidar, para se ser céptico.
Claro que devemos “desacreditar” as profecias.
Essa é uma das vantagens de termos cérebro, e de termos memória.
Temos um cérebro com memória, para percebermos que estas profecias de fim-do-mundo já foram “profetizadas” 3 milhões de vezes no passado, e em 3 milhões de vezes, estiveram sempre erradas!
Só servem para enganar parolos.
Einstein diria que continuar a acreditar no mesmo, sempre a cair na mesma mentira, à espera de resultados diferentes, é a definição de insanidade.
Por outro lado, uma expressão popular diz-nos que: à 1ª todos caem, à 2ª cai quem quer, à 3ª só cai quem é burro… À 3 milhões só cai quem não tem cérebro…
Como disse o profeta Ezequiel: “não desprezeis as profecias” !!! Não devemos desacreditar ou acreditar totalmente nas profecias, isso é o mais prudente. O certo é estarmos sempre preparados para qualquer coisa…
nem tente explicar tal papo de profeta!
va te catar Mario!
Bravo Carlos Oliveira. Gostei especialmente do Tomas e a Sheyla que està na Alemanha. Pois eu estou perto de Paris à 44 anos; vou lêndo o blog tôdos os dias mas hôje francamentefiquei admirado. JC também està muito bem com o que diz! 80 comentàrios estava a ver que nunca mais acabava! Parabéns. Eu não sei muito bem fazêr comentàrios, mas gosto de lêr e guardar para mim. Sò tenho o quarto ano do Oliveira Martins e frequência do quinto de noite no Gomes Teixeira. Abraço
Author
Pois, são muitos comentários, porque é um assunto que interessa a muita gente 😉
Author
Teve a ver com uma quase Guerra Nuclear devido à NORAD e aos Russos terem ficado com os “satélites fritos”, e pensaram que tinha sido o “outro lado” a declarar guerra.
Na verdade, ainda não se conheciam os efeitos solares.
Sr. Carlos Oliveira,
Explique lá melhor essa de ter existido uma probabilidade maior de o mundo ter acabado em 1980 se faz favor… Gostaria de ler factos reais! se possível!
Obrigado e obrigado pela atenção.
Author
Olá Guilherme,
Totalmente de acordo com tudo o que disse.
Inclusivé estou de acordo que há uma probabilidade muito pequena de o mundo realmente acabar.
Mas essa probabilidade é a mesma que o mundo acabar amanhã, ou no próximo mês.
Essa probabilidade existe, e é real. Para qualquer dia do ano, todos os anos.
A diferença que quero salientar é que não há nada especial no ano 2012. A probabilidade é a mesma do mundo acabar nessa data ou amanhã.
Aliás, o mundo era para acabar em 1980, e muito pouca gente soube disso. A probabilidade do mundo ter acabado num certo dia do ano 1980, foi muito maior que qualquer outro dia na história humana recente.
E tudo devido ao Sol…
Bom dia senhor Carlos Oliveira,
É natural que os crentes do 21 de Dezembro de 2012 se recusem a aceitar os factos científicos (que são bem mais exactos que essas teorias supersticiosas) até ao tal dia. Acredito que nada acontecerá nesse dia, excepto, talvez um caos criado pelo próprio Homem. Lembro-me de 2000 em que pessoas até se atiraram do aqueduto das águas livres em Lisboa porque não queriam morrer em 2000. Concordo consigo, também odeio que andem a espalhar mentiras e a lucrar com isso, como por exemplo o filme “2012” que provavelmente só obteu a audiência que teve devido a esta locura.
Mas por um lado, não sou completamente céptico, há sempre aquela dúvida de há uma minuscula probabilidade de que o mundo realmente acabe, e, para um jovem de 17 anos como eu, que ainda nem entrou na faculdade nem tem profissão nem filhos, é natural que a ideia ainda me assuste um pouco.
Mas sabe uma coisa? Esta brincadeira de 2012 pode ser ainda que sirva de lição para viver cada dia da nossa vida ao máximo e não esbajá-la.
Cumprimentos, e continue com este grande blog, caríssimo Carlos Oliveira.
Author
cnn.com…
Já agora, cá ficam as palavras de um professor aqui da Universidade do Texas em Austin:
http://www.cnn.com/2009/TECH/science/01/27/2012.maya.calendar.theories/index.html
“”There’s going to be a whole generation of people who, when they think of the Maya, think of 2012, and to me that’s just criminal,” said David Stuart, director of the Mesoamerica Center at the University of Texas at Austin.
“There is no serious scholar who puts any stock in the idea that the Maya said anything meaningful about 2012.”
“I just think it’s sad, it really just frustrates me. People are really misunderstanding this really cool culture by focusing on this 2012 thing. It means more about us than it does about the Maya.””